Atuação
Baixo Carbono & Resiliência
Para enfrentar os efeitos da emergência climática nos territórios, trabalhamos com a elaboração de Planos de Ação (sejam climáticos, de logística e mobilidade ou de energias renováveis e eficiência energética), de Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e de diagnósticos de riscos e vulnerabilidades. Esses documentos têm o objetivo de orientar os governos locais a planejarem com eficiência o espaço urbano, mitigando emissões e adaptando-se às consequências já existentes da mudança do clima. Além disso, apoiamos os governos subnacionais na estruturação da governança climática e da normativa climática.
A área de Baixo Carbono é responsável pela implementação dos projetos de cooperação internacional do ICLEI Global em que participam cidades da América do Sul, e faz a coordenação das atividades que incidem nos territórios dos governos locais dos escritórios regionais (localizados na Argentina, Brasil e Colômbia), criando novas metodologias e ferramentas voltadas para mitigação e planejamento sustentável de setores específicos.
A área de Resiliência dedica-se a apoiar governos locais na compreensão e gestão de riscos e vulnerabilidades relacionados à mudança do clima e no fortalecimento de capacidades adaptativas e de resposta frente aos impactos derivados de eventos climáticos presentes e futuros, por meio de projetos voltados ao aumento de capacidades técnicas e institucionais, do desenvolvimento de análises de riscos e vulnerabilidades e do desenho de planos e estratégias de adaptação e resiliência.