CITYFOOD

 

As cidades têm reconhecido cada vez mais sua responsabilidade na criação e implementação de sistemas alimentares sustentáveis. Evitar desperdício de alimentos, proporcionar oportunidades de meios de sustento dignos para os atores envolvidos na produção e comercialização de alimentos, assim como promover formas ambientalmente viáveis para essa produção, são objetivos cada vez mais necessários.

 

A Rede CITYFOOD, uma iniciativa gerida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e pela Fundação RUAF – Parcerias Globais para Agricultura Urbana e Sistemas Alimentares Sustentáveis, visa a criação de um sistema alimentar urbano-regional sustentável e resiliente.

 

Para que esse sistema funcione (em áreas rurais, periurbanas e urbanas), é necessário atender às necessidades alimentares da população garantindo segurança alimentar e nutricional, além de meios de fomentar a inclusão social. Ele visa a melhora do acesso de residentes urbanos e rurais aos alimentos nutritivos e saudáveis, a integração de populações vulneráveis ao desenvolvimento econômico por meio da produção, processamento e varejo de alimentos, incentivando a agricultura urbana e periurbana.

 

A promoção de cadeias curtas de abastecimento diminui a dependência dos modais de transporte convencionais, o que reduz a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e proporciona o aumento da resiliência das cidades diante das crises. O projeto já conta com cidades participantes em países como Argentina, Brasil e Equador.

OBJETIVO

Aumentar a conscientização das cidades sobre sistemas alimentares resilientes- agricultura urbana e periurbana, combinar o trabalho em rede com treinamento, orientação em políticas alimentares e expertise técnica, criar uma plataforma de advocacy para as cidades.

GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS

PARCEIROS