Atuação

Visão estratégica

Os especialistas do ICLEI estão trabalhando em conjunto com os governos locais e regionais para antecipar e responder a desafios complexos, da urbanização e mudança climática à degradação e desigualdade do ecossistema. Investimos na capacidade e no conhecimento necessários para projetar soluções para esses desafios e tomar decisões informadas por dados, evidências científicas e contextos locais.

O ICLEI lidera a troca de conhecimento e desencadeia conexões cidade-cidade e cidade-região em todo o mundo. A troca entre pares e capacitações estão no centro do que fazemos.

Nas escalas nacional e global, pressionamos por políticas influentes que reflitam os interesses dos governos locais e regionais e apliquem políticas globais às estratégias de desenvolvimento urbano sustentável no nível subnacional.

Formamos alianças estratégicas com organizações internacionais, governos nacionais, instituições acadêmicas e financeiras, sociedade civil e setor privado. Criamos espaço para inovação e lideramos nossos parceiros para construir novas formas de apoiar o desenvolvimento sustentável em escala urbana.

OS 5 CAMINHOS DO ICLEI

No nível subnacional, o ICLEI impulsiona mudanças ao longo de cinco caminhos interconectados que atravessam setores e fronteiras jurisdicionais. Esta visão permite que os governos locais e regionais pensem de forma holística e adotem uma abordagem integrada para o desenvolvimento urbano sustentável.

 

 

A equipe do ICLEI e os representantes governamentais subnacionais trabalham colaborativamente em nível municipal ou regional para identificar desafios e levar os fatores de sucesso ao próximo nível. Por meio desta atuação conjunta, fomentamos o pensamento de longo prazo e mais amplo sobre o desenvolvimento urbano sustentável.

 

 

Um projeto ou iniciativa pode ser orientado por um caminho específico, como o desenvolvimento resiliente. Nossa equipe explora os pontos de conexão com outros caminhos para promover mudanças sistêmicas – por exemplo, observando onde a equidade se cruza com a resiliência ou onde as soluções baseadas na natureza podem contribuir.

 

 

Na escala urbana, esses caminhos equilibram os padrões da vida humana, o ambiente construído e os sistemas naturais dentro e ao redor de nossas cidades. Isso muda as comunidades individuais e, por meio de ações coletivas, cria um efeito multiplicador que impulsiona o desenvolvimento sustentável em nível nacional, regional e global. Esses caminhos incorporam as metas e valores estabelecidos na agenda global de sustentabilidade e são um meio de alcançar progresso em todos os níveis.

BAIXO CARBONO

O caminho de desenvolvimento de baixas emissões freia as mudanças climáticas, cria novas oportunidades econômicas e melhora a saúde dos sistemas humanos e naturais.

Através deste caminho, os governos locais e regionais reduzem os poluentes ambientalmente nocivos e as emissões de gases de efeito estufa dos sistemas de aquecimento, resfriamento, iluminação e alimentos, e reduzem o ruído. Eles reduzem as emissões de gases de efeito estufa em todas as atividades, especialmente em transporte, resíduos e construções. Eles visam a infraestrutura e operações neutras em carbono até meados do século, e inauguram uma era de energia renovável, se despojando de combustíveis fósseis, comprometendo-se com 100% de energia renovável e usando soluções baseadas na natureza. Promovem a mobilidade sustentável de passageiros e cargas, priorizam políticas de combustível limpo e veículos elétricos a partir de energia renovável e optam por soluções de mobilidade centradas nas pessoas.

BASEADO NA NATUREZA

O caminho de desenvolvimento baseado na natureza protege e aprimora a biodiversidade e os ecossistemas urbanos, que sustentam os principais aspectos das economias locais e o bem-estar e resiliência de nossas comunidades.

Através deste caminho, os governos locais e regionais priorizam ambientes locais saudáveis, nos quais o ar, a água, o solo e todos os recursos naturais que sustentam a vida e a saúde são protegidos e nutridos. Eles implantam estratégias e planos que destravam o potencial da natureza para fornecer serviços essenciais e novas oportunidades econômicas. Eles aplicam soluções baseadas na natureza, usam infraestrutura azul e verde e promovem zonas verdes.

CIRCULAR

O caminho de desenvolvimento circular e os novos modelos de produção e consumo constroem sociedades sustentáveis que usam recursos recicláveis, compartilháveis e reabastecedores para acabar com o modelo linear de produzir, consumir, descartar.

Através deste caminho, os governos locais e regionais desvinculam o desenvolvimento urbano e económico do consumo de recursos e condicionam os custos ambientais e sociais ao preço dos bens e serviços. Eles incentivam o acesso equitativo aos recursos e criam sistemas urbanos e periurbanos de circuito fechado. Eles apoiam novas economias locais que são produtivas e não extrativas, onde os recursos são trocados e não desperdiçados. Os governos locais e regionais priorizam a gestão sustentável de resíduos e trabalham com o setor empresarial desde o engajamento inicial até a entrega de soluções que apoiem as metas locais de sustentabilidade e atendam às necessidades de todos os cidadãos. Eles usam o poder de aquisições para economias verdes.

RESILIENTE

O caminho de desenvolvimento resiliente antecipa, previne, absorve e se recupera de choques e tensões, especialmente aqueles trazidos por rápidas mudanças tecnológicas, ambientais, sociais e demográficas, e para melhorar as estruturas essenciais de respostas básicas.

Por meio desse caminho, os governos locais e regionais fazem da resiliência parte essencial das estratégias municipais e se preparam para novos riscos e impactos, levando em conta os direitos e as necessidades de setores vulneráveis da sociedade. Eles continuamente fortalecem os sistemas essenciais, aliviando a carga sobre as pessoas e o meio ambiente. Perseguem uma abordagem transparente e inclusiva que melhorará a confiança nas instituições e nos processos que as apoiam.

EQUITATIVO E CENTRADO NAS PESSOAS

O desenvolvimento equitativo e centrado nas pessoas constrói comunidades urbanas mais justas, habitáveis e inclusivas e atende à pobreza.

Através deste caminho, os governos locais e regionais buscam processos e padrões que apoiem o desenvolvimento inclusivo para todos e que salvaguardem os sistemas naturais de apoio à vida humana. Eles garantem que o ambiente natural e construído dentro e ao redor das cidades melhore a habitabilidade e a segurança, promova a saúde humana e mitigue doenças. Eles buscam acesso seguro a alimentos, água, energia e saneamento para todos, e ar e solo limpos. Eles criam e mantêm comunidades centradas no ser humano, seguras, social e culturalmente coesas, onde diversidade e identidades distintas são tecidas na malha social.