ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade

ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 130 países, influenciamos as políticas de sustentabilidade e impulsionamos a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

 

Nossa Rede e equipe de especialistas trabalham juntos oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

 

O ICLEI América do Sul conecta seus mais de 100 governos associados em oito países a este movimento global. Em 2018, para continuar construindo fortes relações de apoio com seus associados, o secretariado regional abriu dois escritórios de Coordenação Nacional, na Colômbia e na Argentina respectivamente. O escritório na Colômbia é sediado pela Área Metropolitana do Valle de Aburrá (AMVA); e na Argentina, é sediado na cidade de Rosário. Ao longo destes anos, o ICLEI América do Sul destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana, dentre outros.

Nossa missão

A missão do ICLEI é construir e servir o movimento mundial de governos locais para atingir melhoras tangíveis na sustentabilidade global por meio de ações locais cumulativas.

História

O ICLEI foi fundado em 1990 por 200 governos locais de 43 países, que se reuniram no primeiro Congresso Mundial de Governos Locais por um Futuro Sustentável na sede das Nações Unidas em Nova York. Nossas operações começaram em 1991, no Secretariado Mundial em Toronto, Canadá.

 

Nossos primeiros programas globais foram a Agenda 21 Local, um programa de promoção da governança participativa e planejamento do desenvolvimento sustentável local, e o Cidades pela Proteção do Clima™ (CCP), o primeiro e maior programa do mundo de apoio a cidades para planejamento da ação climática. Os Programas do ICLEI deixaram de trabalhar apenas aspectos ambientais para abraçar questões de sustentabilidade de forma mais ampla. O Conselho ICLEI reconheceu isso e ampliou formalmente o mandato da associação em 2003, quando foi renomeada ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

 

O ICLEI tem atuado na América Latina desde 1994. O primeiro escritório para a América Latina e Caribe foi estabelecido em Santiago, Chile, em junho de 1996, e o primeiro Secretariado Regional foi sediado pelo Rio de Janeiro, em outubro de 2000. A cidade de Buenos Aires foi escolhida como sede do Secretariado para América Latina e Caribe entre 2006 e 2010, período em que se estabeleceu, também, um escritório de projetos no Brasil, em São Paulo. Em 2011, estabeleceu-se o atual Secretariado para América do Sul, em São Paulo, Brasil.

 

Em 2011, um novo modelo para as nossas atividades na região foi aprovado, com dois secretariados, o Secretariado para América do Sul, liderado atualmente pelo escritório do ICLEI em São Paulo, Brasil, e o Secretariado para o México, América Central e Caribe (MECS), liderado pela equipe do escritório do ICLEI no México.