Atuação

Juventudes

Quando falamos em desenvolvimento urbano sustentável, é necessário levar em consideração a formação e familiarização das juventudes para as questões relacionadas ao tema, com participação em processos de tomada de decisão, discussões de alto nível, pesquisa, estudos de casos e experiências profissionais, já que os jovens serão responsáveis pelas ações no futuro visando um crescimento ordenado e respeitoso com o meio ambiente.

 

Juventudes é uma área de atuação que permeia todas as outras esferas de trabalho do ICLEI América do Sul, integrando em suas atividades a participação das juventudes por meio de uma aproximação colaborativa e de um diálogo transversal especializado e estruturado com instituições de ensino superior, escolas e governos locais, permitindo o envolvimento dos jovens com as mais diversas questões da agenda de sustentabilidade.

A área de Juventudes está alinhada ao desenvolvimento equitativo e centrado nas pessoas, um dos cinco caminhos estratégicos do ICLEI para o desenvolvimento urbano sustentável.

 

Por esta atuação, sensibilizamos as novas gerações sobre o envolvimento em projetos relacionados com o meio ambiente, proporcionamos conhecimento e contribuição para implementação de projetos e políticas públicas, instigamos o interesse dos jovens sobre sustentabilidade e contribuímos para a formação futuros gestores.

 

Por meio de atividades especialmente desenhadas para as juventudes, o ICLEI pretende juntar-se aos esforços locais e globais de valorização e fortalecimento do papel das novas gerações na implementação dos marcos globais de sustentabilidade, por meio de uma aproximação positiva com a academia que possibilita aos jovens experiências qualificadas em projetos e/ou ações desenvolvidas com nossos governos associados.

 

Desde 2017, quando a linha de atuação foi criada, implementamos o programa de Voluntariado, que apoia a formação de lideranças do futuro na agenda da sustentabilidade na gestão pública. Também firmamos parceria com a SKEMA Business School Brasil, para ampliar o desenvolvimento e a implementação de projetos, e com as organizações internacionais dedicadas à formação de jovens líderes como a Plant-for-the-Planet e a Youth Climate Leaders.