100%RE

 

O uso de energias não renováveis tem contribuído para o aumento das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e para o aquecimento global em todo mundo. Diante desse quadro, governos nacionais, regionais e locais começaram a estabelecer metas de implementação e uso de fontes de energias renováveis, uma mudança essencial para a redução das emissões de GEE e da poluição do ar.

 

Em 2019 foi lançado o projeto 100% Renováveis (100% RE), iniciativa de apoio a cidades e regiões na implementação eficaz da ação climática local, a partir do desenvolvimento de um roteiro para atingir 100% de energia renovável no território.

 

Financiado pela International Climate Initiative (IKI), do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU), o projeto visa contribuir para o cumprimento dos objetivos nacionais de clima e energia por meio das Contribuições Nacionais Determinadas (NDC) e outras metas, como melhoria da segurança e eficiência energética e a criação de emprego, tendo em vista também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

 

A iniciativa contribui também para o aumento da resiliência das comunidades por meio de novas formas de produção descentralizadas de energia, colaborando com a transição global para atingir 100% de energias renováveis.

OBJETIVO

Criar e desenvolver estratégias, políticas e ações para implementação e transição para o uso de energias renováveis por governos subnacionais, assim como a promoção do diálogo sobre política de governança multinível. Fortalecer capacidades e incentivar o desenvolvimento de estruturas nacionais e subnacionais para acessar o potencial de eficiência energética e fontes renováveis, a fim de acelerar a transição global para atingir 100% de energias renováveis.

PARCEIROS

O projeto é financiado pelo Ministério Federal de Meio Ambiente, Proteção a Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha.