Tecnologia e financiamento para transição energética são tema de oficina do 100%RE

A atividade deu continuidade à discussão sobre a visão de transição energética que será base para o desenvolvimento dos Roteiros para Energias 100% Renováveis

20 de mar de 2021

Crédito: Prier Armstrong

A renovação da matriz energética na Argentina tem ganhado força nos últimos anos. Entre 2016 e 2019, a representação da energia renovável nesta matriz cresceu de 1% para 8%, de acordo com o site Diálogo Chino. Desde 2016, entraram em operação comercial 131 parques de geração de energias renováveis, em sua maior parte eólicos. Atualmente 70 estão em construção.

 

Segundo a Lei de Energia Renovável do país, a Argentina deverá ter 20% do consumo de energia elétrica baseado em fontes renováveis até 2025.

 

O projeto 100%RE segue somando esforços para que este objetivo seja cumprido. Com a intenção de preparar os municípios argentinos que participam da iniciativa – Avellaneda (Santa Fé), La Plata e Rosário – para o desenvolvimento de um Roteiro para Energias 100% Renováveis, foi realizado no dia 19/03 o segundo workshop de capacitação. 

 

Durante o evento, os participantes discutiram as tecnologias disponíveis e suas aplicações, bem como o processo de financiamento de projetos de energia renovável. O workshop também apresentou a experiência de Armstrong, cidade localizada na província de Santa Fé, na temática. Além disso, foram expostas atividades para dar continuidade ao processo de construção da visão de transição energética, que será utilizada como base para estabelecer os objetivos, metas e ações que farão parte de seus roteiros.

 

Ignacio Segura, analista técnico em Energias Renováveis do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI) fez um panorama da emergência climática e sobre como ela é afetada pelo cenário energético atual. “Grande parte das emissões de carbono são geradas pelo setor de energia, por isso essa transição é muito importante”, observa.

 

Segura aprofundou a discussão sobre as bases de tecnologias de energia renovável, como energia solar, eólica e geração distribuída. “No INTI, estamos trabalhando para integrar a geração fotovoltaica com a atividade agrícola, diminuindo os impactos no solo e baixando seus custos”, pontua Liliana Tirado, subgerente de Energia e Mobilidade do INTI. 

 

O workshop também contou com a apresentação do Protocolo de Finanças Sustentáveis da Argentina, que pretende facilitar e estimular as instituições financeiras a implementarem as melhores práticas e políticas internacionais que promovam a integração entre os fatores econômicos, sociais e ambientais, rumo ao desenvolvimento sustentável.

 

O protocolo define quatro estratégias de ação com diretrizes a serem aprofundadas no futuro. São elas: 1) Institucionalização das políticas de sustentabilidade dentro de cada instituição; 2) Produtos Financeiros Sustentáveis; 3) Análise de Riscos Ambientais e Sociais; e 4) Promoção de processos internos relacionados à sustentabilidade.

 

“Esta estratégia visa promover e desenvolver produtos e serviços financeiros com impacto ambiental e social positivo”, pontua Cecilia Acuña, coordenadora do Protocolo.

 

A experiência do município em transição energética foi apresentada pelo engenheiro Gustavo Airasca. O Projeto Piloto para Redes Inteligentes e Geração Distribuída de Energias Renováveis, chamado Prier Armstrong, propõe o desenvolvimento de experiências de redes elétricas inteligentes com a incorporação da Geração Distribuída por meio de fontes renováveis ​​de energia, sua implantação, monitoramento e sistematização.

 

O projeto piloto realizado em Armstrong, cuja planta fotovoltaica conta com um potencial instalado de 200 kW, envolve estudos técnicos e regulatórios para replicar a iniciativa em outras distribuidoras de energia elétrica do país, estudando tecnologias de comunicação em redes inteligentes e parâmetros de qualidade de energia na injeção de energia de fontes renováveis ​​distribuídas.

 

O Prier busca ainda promover a participação ativa do usuário, de forma a aproximar a geração do consumo. Em Armstrong, a rede convencional coexiste com a rede inteligente e fica] encarregada de administrar a injeção de energia renovável, integrando a energia eólica e solar às linhas de transmissão.

 

Prefeito de Armstrong, Pablo Verdecchia afirma que é preciso enxergar a energia renovável como legado para as próximas gerações. “Somos uma cidade pequena combatendo a mudança climática. Quando atuamos em conjunto com outros governos locais é sempre mais fácil”, observa.

 

Sobre o projeto

 

O projeto Roteiro das Cidades e Regiões de Energias 100% Renováveis ​​tem como objetivo apoiar as cidades e regiões na implementação eficaz da ação climática local, desenvolvendo um roteiro para atingir 100% de energias renováveis, contribuindo com o cumprimento dos objetivos nacionais de clima e energia das Contribuições Nacionais Determinadas (NDC) da Argentina. Além disso, o projeto apoiará a realização de objetivos políticos, incluindo a melhoria da segurança e eficiência energética e a criação de empregos.

 

Um dos principais pontos do projeto é promover o alinhamento vertical no país e a cooperação horizontal para o planejamento do plano de ação de ER, por meio do diálogo sobre políticas e recomendações.