Amazônia pelo Clima - Finanças Verdes para Governos Locais

 

O território amazônico possui diversas iniciativas e articulações para promover o desenvolvimento sustentável. A agenda de financiamento climático em governos locais e subnacionais da região, no entanto, tem recebido pouca atenção. Revisitando as políticas e instrumentos relacionados a clima nas capitais da Amazônia Legal brasileira, evidencia-se que são poucas as cidades que contam com agendas estruturadas de mitigação e adaptação à mudança do clima.

 

Buscando reverter esse cenário, foi lançado o projeto “Amazônia pelo Clima – Finanças Verdes para Governos Locais”, uma parceria entre o ICLEI América do Sul, o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Fundação Amazônia Sustentável e a iCare, que tem a intenção de incrementar o acesso à financiamento para a ação climática local na região da Amazônia Legal brasileira, contribuindo para a implementação da NDC brasileira e de compromissos locais e regionais.

 

Para tanto, abarca três principais eixos de trabalho: o fortalecimento de capacidades técnicas e institucionais, o apoio à elaboração de projetos financiáveis e a promoção da participação das cidades nas COPs 26 e 27.

OBJETIVO

Fortalecer a ação climática e a atuação dos governos locais da Amazônia Legal brasileira na agenda de clima e contribuir para a implementação da NDC brasileira, além de compromissos locais e regionais

PARCEIROS