CLEVER Cities

 

Hamburgo, Londres e Milão estão implementando Soluções baseadas na Natureza (SbN) em distritos-chave para a regeneração urbana, por meio de testes e de pacotes desenhados para um melhor planejamento urbano. Essas SbN têm sido adaptadas e replicadas por outras cidades do mundo conforme suas necessidades locais.

 

Por meio da troca de experiência entre cidades, com colaboração e aprendizado multidisciplinar, o projeto CLEVER Cities visa promover um novo tipo de transformação urbana baseada na natureza para cidades sustentáveis ​​e socialmente inclusivas em toda América do Sul, China e Europa.

 

Implementada por 34 organizações parceiras, incluindo as cidades, ONGs, institutos de pesquisa e empresas, a iniciativa CLEVER Cities aplica uma abordagem centrada na cidade, auxilia em orientações sobre governança, modelos de negócios e financeiros, promove e possibilita a adoção de SbN no planejamento urbano em todo o mundo para enfrentar os desafios de regeneração urbana, por meio de inovações técnicas, sociais, de governança e econômicas.

OBJETIVO

Impulsionar um novo tipo de transformação urbana baseada na natureza para cidades sustentáveis e socialmente inclusivas na Europa, América do Sul e China, por meio do aumento e melhora do conhecimento local de SbN, como forma de melhorar a saúde pública, a coesão social, a segurança dos cidadãos e aumentar as oportunidades econômicas nessas áreas. Demonstrar que cidades mais verdes funcionam melhor para pessoas e comunidades.

Parceiros

Este projeto é financiado pela iniciativa Horizon 2020 da União Europeia.