ICLEI SAMS anuncia novo Projeto por Cidades Inteligentes e Concurso sobre Inovação

ICLEI SAMS anunciou, na manhã dessa segunda-feira, 9, o início do Projeto Cidades Inteligentes pelo Clima

10 de jun de 2014

Reprodução

ICLEI SAMS anunciou, na manhã dessa segunda-feira, 9, o início do Projeto Cidades Inteligentes pelo Clima: Fomentando a Capacitação e Aplicação de Investimentos no Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono no Brasil, e também o Concurso Great para Cidades: Soluções Inovadoras para Desafios Urbanos. As novidades foram apresentadas durante o evento ‘Connected Cities Summit’ organizado pelo Governo Britânico na cidade de São Paulo.

 

O ICLEI compôs a mesa na parte da manhã, e em parceria com o Centro para um Futuro de Baixo Carbono (Centre for Low Carbon Future), por meio da Universidade de Leeds, anunciou o início do Projeto Climate Smart Cities no Brasil. O projeto visa desenvolver uma série de estudos e capacitações para cidades brasileiras em temas relacionados à mitigação de Gases de Efeito Estufa, custo marginal de abatimento de carbono, identificação de tecnologias e modelos de governança.

 

Logo após, a Secretária Executiva do ICLEI- SAMS, Jussara de Lima Carvalho, deu início à apresentação e lançamento do Concurso GREAT para Cidades: Soluções Inovadoras para Desafios Urbanos. O concurso proporciona a oportunidade de cidades brasileiras concorrerem a uma visita técnica de uma semana para explorar temas relacionados à inovação e sustentabilidade nas cidades do Reino Unido.

 

O júri levará em consideração cidades que apresentem uma agenda inspiradora, ambiciosa e factível para avançar em direção a um futuro mais sustentável, com o objetivo de enfrentar os desafios urbanos por meio de processos de inovação, principalmente relacionados a temas como, transporte e mobilidade urbana, resíduos, energias renováveis, ambiente construído e infraestrutura inteligente e resiliente.

 

Também estiveram presentes no evento algumas empresas do setor privado do Reino Unido, e representantes de cidades brasileiras, como Délio Malheiros, Vice-Prefeito e Secretário de Meio Ambiente, Belo Horizonte, e André Fraga, Secretário de Meio Ambiente de Salvador.

 

Inscreva-se no Concurso GREAT para Cidades: Soluções Inovadoras para Desafios Urbanos aqui.

Tags: