Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é lançada durante Smart City Session 2020

O Smart City Session 2020 foi realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba, nos dias 8 e 9 de dezembro, em formato integralmente digital

09 de dez de 2020

Foto: Parque Barigui / Castellano

Para debater, explorar e amplificar a temática de cidades inteligentes (smart cities) e como as cidades podem contribuir com a qualidade de vida e felicidade dos cidadãos, começou ontem (8) o Smart City Session 2020. Em formato integralmente digital, o evento foi idealizado pelo Smart City Expo Curitiba e organizado pelo iCities em parceria com a Fira Barcelona, responsável por organizar o congresso anual sobre o tema, Smart City Expo, que terá uma edição presencial em Curitiba no próximo ano.

 

Como destaque da programação, na abertura do evento foi lançada a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (SMDRU/MDR), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com o Ministério das Comunicações (MCom). O documento foi elaborado de forma colaborativa, contando inclusive com a participação do ICLEI América do Sul, e aberto para consulta pública em 2020.

 

A principal intenção da carta é aproximar duas agendas que até agora percorreram caminhos separados: a do desenvolvimento urbano e a das tecnologias, articulação que deve ser orientada para a sustentabilidade ambiental, urbana, social, cultural, econômica, financeira e digital.

 

“Estamos celebrando porque a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é um grande marco que vai construir um presente que nós precisamos nas cidades brasileiras, sendo elas pequenas, médias ou grandes”, comentou Roberto Marcelino, fundador do iCities, durante o lançamento.

 

Para reforçar o apoio subnacional, Rafael Greca, prefeito de Curitiba, também participou da ocasião, assim como o prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette. “É muito importante que todas as áreas de prestação de serviços das prefeituras estejam integradas de forma inteligente, por isso quero dar o meu apoio, como presidente da Frente Nacional de Prefeitos, à esta iniciativa”, destacou Donizette.

 

Da perspectiva nacional, Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, contribuiu para a discussão. “Nós temos aqui no ministério uma série de ferramentas que dialogam diretamente com o tema de cidades inteligentes e, nesse contexto, não podemos esquecer do bem-estar das pessoas O meu sonho é que tenhamos todas as cidades do país com as características de cidades inteligentes como segurança, rapidez de mobilidade, acesso rápido aos serviços”, expressou o ministro.

 

Também participaram da plenária principal: Ricard Zapatero,CEO da Fira Barcelona, Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, Vitor Menezes, Secretário Executivo do Ministério das Comunicações, e Heiko Thoms, Embaixador da Alemanha no Brasil.

 

A ação é apoiada pelo Projeto Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável) projeto de cooperação dos governos brasileiro e alemão para apoio à agenda nacional de desenvolvimento urbano sustentável no Brasil, com a participação da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (Agência de cooperação técnica alemã) e financiada pela Iniciativa Internacional de Proteção do Clima (IKI) do Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).

 

O encontro, que teve como tema central “Por um Mundo Melhor”, faz parte de uma rede global de eventos realizados pela Fira Barcelona.

Tags: