Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA)

 

O Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) é uma plataforma colaborativa voltada para gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada de cidades brasileiras que desejam fortalecer sistemas alimentares saudáveis e resilientes. Uma parceria entre o ICLEI América do Sul e o Instituto Comida do Amanhã, o programa reunirá diferentes governos locais para trocar experiências sobre os desafios encontrados na estruturação de políticas públicas voltadas para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, por meio de workshops, mesas-redondas, desafios e diálogos imersivos.

 

Ao entrar no LUPPA, os(as) prefeitos(as) participantes devem assinar o compromisso de consolidar a Política de Segurança Alimentar e Nutricional até o final da atual gestão, juntamente com seus marcos legais, recursos humanos, técnicos e financeiros necessários para o cumprimento das metas. 

 

Em sua 1ª edição, o programa selecionou 23 cidades brasileiras de até 1,5 milhão de habitantes para participar da Comunidade do LUPPA, além de 3 cidades mentoras e 3 instituições parceiras que irão ajudar na construção das metas propostas.

OBJETIVO

Apoiar as cidades participantes para que desenvolvam e aperfeiçoem sua rota para a construção de uma Política de Segurança Alimentar e Nutricional ainda na atual gestão, assim como fortalecer o potencial das cidades na temática e promover o intercâmbio de boas práticas entre os governos locais. As atividades serão compostas pela capacitação de gestores públicos, mentorias e insumos para formulação de políticas públicas, intercâmbio e criação de rede de apoio, desenvolvimento de banco de dados e publicações de referência, entre outros.