UIIF

 

Cerca de 70% das cidades da América Latina e do Caribe correm alto risco de sofrer desastres naturais. O projeto Urban Infrastructure Insurance Facility (UIIF) apoia as cidades a proteger melhor sua infraestrutura essencial e os residentes mais vulneráveis aos impactos de tais desastres.

 

Dez cidades da América Latina e do Caribe passam por uma avaliação de risco de seus avaliação de risco das suas principais infraestruturas e ativos financeiros, com o objetivo de desenvolver uma cobertura de seguros detalhada, bem como indicar medidas de redução de risco e desastres.

 

Esses produtos transferem seus riscos de desastres naturais para um conjunto de riscos que alavanca economias de escala e compartilhamento de riscos entre seguradoras e resseguradoras, reduzindo, assim, os custos dos prêmios para as cidades.

 

Após a ocorrência de desastres nas áreas seguradas, as cidades se beneficiam do acesso rápido ao recurso financeiro para reconstruir infraestruturas essenciais e apoiar as populações mais vulneráveis a lidar com os impactos

Objetivo

O objetivo primordial do projeto UIIF é promover a transferência de riscos como uma ferramenta de grande relevância no âmbito do gerenciamento de riscos urbanos. Este projeto proporciona uma rara oportunidade de reunir representantes das cidades e especialistas do setor de seguros para colaborarem no processo de planejamento, visando a concepção de soluções que fortaleçam o desenvolvimento das cidades de forma resiliente e sustentável.