Fórum CB27

 

Durante o processo de preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) em 2012, surgiu o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 como forma de promover uma articulação política entre as 26 capitais brasileiras e o governo do Distrito Federal por meio de encontros e interlocução entre os Secretários de Meio Ambiente para o fortalecimento e a realização de ações coordenadas, troca de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda.

 

Para além das trocas de experiências e apoio mútuo entre as secretarias das capitais brasileiras, o CB27 permite e fortalece o diálogo com o governo federal, por meio da participação em órgãos de governança federais e estaduais, como por exemplo a Comissão Tripartite Nacional de Meio Ambiente.

 

O ICLEI América do Sul atua no fortalecimento institucional, mobilização política de atores e na curadoria do conteúdo para impulsionar a atuação a nível nacional do Fórum CB27 dando visibilidade às suas ações a nível nacional e internacional.

 

As capitais, como parte da rede, compõem a delegação ICLEI a cada ano em eventos internacionais como a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP) que são momentos essenciais para garantir as ações locais e dar voz aos governos no âmbito das negociações na principal instância de negociação da UNFCCC.

Objetivo

Fortalecer e realizar ações coordenadas das Secretarias de Meio Ambiente, com troca de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda. Mobilizar atores e prestar apoio à curadoria do conteúdo para impulsionar a atuação a nível nacional do Fórum CB27 dando visibilidade às suas ações a nível nacional e internacional.

Conheça o Caderno de Transição do CB27

O Caderno de Transição consolida informações e apoia, de maneira efetiva, as equipes técnicas e os Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das capitais brasileiras na transição entre gestões municipais. Por meio deste material, o ICLEI América do Sul e a Fundação Konrad Adenauer buscam garantir a continuidade do importante trabalho realizado em parceria com os governos locais, mantendo o engajamento dos próximos gestores das pastas de Meio Ambiente com o Fórum CB27.

GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS

PARCEIROS