Capacitação em Recursos Hídricos

 

A Baixada Santista é uma região de alta vulnerabilidade às mudanças climáticas e está exposta a eventos climáticos extremos como tempestades, deslizamentos de terra, ondas de calor e o aumento do nível do mar. As áreas urbanas da região incluem, por exemplo, habitações irregulares em áreas de conservação ambiental, que, combinadas com os altos índices de pluviosidade, aceleram ainda mais os processos erosivos e aumentam as chances de deslizamentos.

 

Diante desse cenário e após o diagnóstico incluído no Plano de Bacia Hidrográfica 2016 – 2027, realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, ficou evidente a importância de ações e investimentos em adaptação e resiliência na região. 

 

Nesse contexto, o projeto Capacitação Técnica dos Municípios da Baixada Santista em Adaptação à Mudança do Clima nos Recursos Hídricos oferece subsídios técnicos – com base na identificação de vulnerabilidades, ações de adaptação e fontes de financiamento – e acesso a possíveis recursos a atores locais dos nove municípios da Baixada Santista. O projeto é dividido em quatro etapas: planejamento, elaboração da apostila e material didático, capacitações e publicação final.

Objetivo

Assegurar que integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (estado, prefeituras e sociedade civil) estejam preparados para atuar em adaptação à mudança do clima, por meio da identificação de vulnerabilidades, proposição de medidas de adaptação para prevenção de riscos em relação aos recursos hídricos e acesso a recursos financeiros para elaboração de planos, programas e/ou projetos para a implementação de ações de adaptação.

GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS

Parceiros