Capacitação em Recursos Hídricos

 

Eventos extremos como deslizamentos e inundações em áreas urbanas são cada vez mais frequentes e demonstram o nível de vulnerabilidade de certas regiões, principalmente aquelas que serão cada vez mais afetadas por esses desastres por conta da elevação do nível do mar.

 

Diante desse cenário e após o diagnóstico realizado pelo Plano de Bacia Hidrográfica 2016 – 2027, realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, ficou evidente que essa região necessita de medidas voltadas para a adaptação e prevenção de riscos.

 

A Baixada Santista possui habitações irregulares em áreas de conservação ambiental, que, combinadas com os altos índices de pluviosidade, aceleram ainda mais os processos erosivos e aumentam as chances de deslizamentos.

 

Diante da necessidade de diminuir os riscos associados à mudança do clima, o projeto Capacitação Técnica dos Municípios da Baixada Santista em Adaptação à Mudança do Clima nos Recursos Hídricos, com base na realidade e nas especificidades dos municípios da Baixada Santista, fornecerá subsídios técnicos – com base na identificação de vulnerabilidades, ações de adaptação e fontes de financiamento – e acesso a possíveis recursos. O projeto é dividido em quatro etapas: planejamento, elaboração da apostila e material didático, capacitações e publicação final.

Objetivo

Assegurar que integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (estado, prefeituras e sociedade civil) estejam capacitados sobre a mudança do clima com foco em adaptação, identificação de vulnerabilidades, proposição de medidas de adaptação para prevenção de riscos em relação aos recursos hídricos e acesso a recursos financeiros para elaboração de planos, programas e/ou projetos para a implementação de ações de adaptação.

GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS

Parceiros