SUGI-Nexus

 

Diante dos diversos desafios gerados pela mudança no clima e pela perda de biodiversidade, os governos locais possuem grandes contribuições a dar no contexto dessas questões globais, a partir da melhora das relações de governança entre três pilares em seus territórios: comida, água e energia (em inglês Food-Water-Energy Nexus – FWEN). Além disso, podem contribuir para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre eles segurança alimentar e saúde.

 

Baseado em pesquisas e ações realizadas no Sul Global, o projeto SUGI-Nexus (em inglês, Understanding Innovative Initiatives for Governing Food, Water and Energy Nexus in Cities – IFWEN) auxilia no desenvolvimento de estrutura e ferramentas que acompanhem a interação entre os três pilares e na criação soluções inovadoras em cidades. Na América do Sul, participam as cidades brasileiras de Florianópolis e São José dos Campos.

 

O projeto auxilia os diferentes atores a compreenderem os meios inovadores de governança para nortear o vínculo entre comida-água-energia, tendo como base a Infraestrutura Verde e Azul (em inglês, Green and Blue Infrastructure – GBI) nas cidades.

OBJETIVO

Melhorar o conhecimento sobre governança urbana em seus diferentes níveis, levando em consideração a interação entre os três pilares: comida, água e energia, com base em soluções inovadoras e políticas de Infraestrutura Verde e Azul, garantindo trocas de experiências de políticas públicas municipais para atingir um equilíbrio entre Segurança Alimentar e Nutricional, Gestão das Águas Urbanas e Eficiência Energética.

GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS

PARCEIROS

O projeto é implementado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Yale University, The Nature of the Cities (TNOC), Stockholm Resilience Centre (SRC), Ming-Chuan University (MCU), MIT CoLab, ICLEI Africa Secretariat e United Nations University for Integrated Management of Material Fluxes and of Resources (UNU-FLORES) e é financiado pelo Belmont Forum, JPI Urban Europe e EU Horizon 2020.