Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia

 

A fim de criar uma aliança global de cidades e governos locais voluntariamente comprometidos com a luta contra a mudança climática, reduzindo os impactos inevitáveis e facilitando o acesso à energia sustentável, surgiu o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM).

 

O Pacto Global reúne formalmente o antigo “Pacto de Prefeitos” e o Pacto de Prefeitos da União Europeia, as duas principais iniciativas para ajudar cidades e governos locais na transição para uma economia de baixo carbono e demonstrar seu impacto global.

 

O ICLEI América do Sul desempenha um papel estratégico na estrutura de governança regional do GCoM, participando ativamente do Comitê Gestor Regional e garantindo a representação dos desafios e vocações dos governos locais sul-americanos.

 

No Brasil, o ICLEI América do Sul ocupa a presidência do Conselho Consultivo do Pacto e nos últimos anos conseguiu mobilizar e consolidar uma rede estratégica de instituições comprometidas com a implementação de estratégias nacionais de longo prazo, composta pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

OBJETIVO

Capacitar municípios participantes no desenvolvimento de inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), prestar apoio técnico na implementação de projetos-piloto de energia e promover intercâmbio de boas práticas em relação ao clima e às energias sustentáveis.

DESTAQUES

Confira os resultados do projeto entre 2017 e 2020

Realizado em novembro, o evento de encerramento do Programa Internacional de Cooperação Urbana: Implementando o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina e Caribe resultou em uma publicação que resume as discussões que aconteceram durante o evento e os resultados alcançados pelo programa entre 2017 e 2020.

GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS

PARCEIROS

O projeto é financiado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia e implementado em uma parceria do ICLEI com a C40, o CDP e a UCLG.