Pré-COP25 dá força e forma ao alinhamento entre governos locais da América Latina rumo à Madrid e 2020

O país foi escolhido para sediar o evento em reconhecimento ao seu papel global de liderança

23 de out de 2019

Encontro na Pré-COP25 com a presença de Carolina Schmidt, Ministra do Meio Ambiente do Chile.

Com o intuito de ser um momento preparatório, de inspiração e diálogos francos entre países para gerar proposições construtivas para as agendas previstas para COP25 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que acontece na Espanha no mês de dezembro, a Pré-COP25 aconteceu entre os dias 8 e 10 de outubro na Costa Rica. O país foi escolhido para sediar o evento em reconhecimento ao seu papel global de liderança no desenvolvimento sustentável e no enfrentamento à mudança do clima.

 

A Pré-COP25 também segue um caminho já iniciado em agosto na Semana Climática de Salvador, no Brasil, que contou com o debate “Cidades da América do Sul rumo à COP25”, realizado em parceria pelo ICLEI América do Sul, a C40 e a prefeitura de Salvador, com o apoio da KAS e da EKLA.

 

A convocação do evento, sob o nome “Pré-COP25: Um encontro não convencional de Mudança Climática”, já indicava que a formalidade habitual das negociações não seria a linha seguida. A Pré-COP25 trouxe para o debate os atores e diálogos mais expressivos no tema da mudança climática, como o protagonismo da juventude, além de comunidades indígenas, autoridades de governos locais e outros atores da sociedade civil.

 

O ICLEI esteve presente em apoio às agendas das cidades, que tiveram início no dia 7 de Outubro, com sessão organizada no Centro Nacional de Convenções pela União Nacional de Governos Locais (UNGL), pelo Instituto de Desenvolvimento e Assessoria Municipal (IFAM) e pelo município de San José, como uma etapa de coleta de insumos para a construção de uma agenda de trabalho pelo clima dos governos locais da América Latina em 2020 e além.

 

A intenção é que o lançamento dessa agenda ocorra durante a Cúpula de Governos Locais pela Ação Climática, a ocorrer em Madrid, com o apoio do ICLEI e do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia no dia 9 de Dezembro, durante a COP25, na Espanha.

 

Neste sentido, as redes regionais que reúnem governos locais da América Latina e Caribe saem da Pré-COP25 com a intenção de construir sobre e seguir em uma rota de ação comum, em colaboração. O compromisso surge após a união entre UNGL e Associação Chilena de Municípios, representando a FLACMA, e o ICLEI, com apoio do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia.

 

O evento foi palco ainda do anúncio de um Comitê Consultivo para América Central no âmbito do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, com o intuito de consertar e avançar em uma estratégia para ação climática nos municípios da região.

 

O ICLEI também apoiou a agenda de workshops para governos locais da Costa Rica em parceria com o IFAM e UNGL. A Pré-COP25 contou com mais de 70 atividades, incluindo oficinas, conferências, simpósios, mesas-redondas e reuniões. Os temas cidades, soluções baseadas na natureza e economia azul foram os escolhidos para guiar os três dias do evento, que seguiram o mote “Quem disse que era impossível?”, usado amplamente nas redes sociais do evento sob a hashtag #QuienDijoQueEsImposible.

 

 

Como exemplo, a Costa Rica foi premiada em setembro com o Champions of the Earth 2019, maior prêmio ambiental das Nações Unidas. Além disso, o próprio país sede se colocou à prova, estabelecendo a meta de zerar as emissões de GEE até 2050. A Costa Rica já é reconhecida mundialmente por seu amplo uso de energias renováveis ​​em sua rede elétrica, áreas protegidas que hospedam 5% da biodiversidade do planeta e compromisso com ações climáticas ambiciosas.