Urban-LEDS II

 

Em um cenário de aumento da demanda por energia e de outros serviços em áreas urbanas com rápido crescimento populacional e do consequente crescimento das emissões globais de Gases do Efeito Estufa (GEEs), ferramentas para a implementação de estratégias e ações climáticas para um desenvolvimento urbano de baixa emissão mostram-se cada vez mais necessárias.

 

O projeto Urban-LEDS II, desenvolvido pela ONU-Habitat e pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, auxilia as cidades participantes a elaborar estratégias urbanas abrangentes de desenvolvimento de baixa emissão (Low Emissions Development Strategies -LEDS) e a trabalharem juntas para a implementação de planos e desenvolvimento de projetos-piloto, além de modelos de financiamento para a implementação dessas estratégias.

 

A iniciativa, financiada pela Comissão Europeia, contribui para o crescimento e desenvolvimento urbano de baixa emissão e de resiliência climática em mais de 60 cidades em todo o mundo e na condução de suas estratégias climáticas alinhadas ao Acordo de Paris.

 

Utilizando uma abordagem de governança multinível para a ação climática urbana, o projeto está em sua segunda fase, abrangendo quatro novos países – Colômbia, Ruanda, Laos e Bangladesh-, além dos quatro países participantes da primeira etapa – Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul.

OBJETIVO

Transformar as estratégias de desenvolvimento de baixa emissão em parte fundamental da política e planejamento urbano nas cidades, a partir de um modelo multinível em cada país. Auxiliar na implementação dessas estratégias e para que infraestruturas e serviços urbanos sejam planejados, entregues e mantidos.

PARCEIROS