Guia de elaboração de projetos financiáveis de ação climática

2020

Experiências e lições do laboratório de financiamento climático LEDS Lab 2020

Acessar

Guia de elaboração de projetos financiáveis de ação climática

O guia apresenta as principais recomendações e experiências decorrentes da preparação e desenvolvimento da versão piloto do LEDS Lab nas cidades brasileiras do Recife e de Belo Horizonte, bem como nas cidades colombianas de Envigado e Tópaga.

 

O guia é pautado pela metodologia GreenClimateCities (GCC) desenvolvida e testada pelo ICLEI. Ela foi estruturada para apoiar os governos locais a enfrentarem os desafios e oportunidades do crescimento urbano, promovendo o desenvolvimento sustentável e uma economia de baixo carbono e resiliente ao clima.

 

O LEDS Lab é um laboratório de financiamento de projetos climáticos, lançado em 2019. Ele tem por objetivo aprimorar a capacidade instalada nas prefeituras para a elaboração de projetos financiáveis, considerando os aspectos de mitigação e adaptação à mudança do clima. O LEDS Lab integra o projeto Urban-LEDS II “Acelerando Ação Climática por meio da Promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixas Emissões”, que tem como principal objetivo tornar as estratégias de desenvolvimento de baixa emissão uma parte fundamental da política e do planejamento urbano nas cidades.

 

O Urban-LEDS II, financiado pela Comissão Europeia e implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade em parceria com o ONU-Habitat, está em execução em oito países (África do Sul, Bangladesh, Brasil, Colômbia, Índia, Indonésia, Laos e Ruanda). Na América do Sul, está sendo implementado em sete governos locais na Colômbia e em oito cidades no Brasil.


Voltar
Compartilhe