Belo Horizonte e Recife, Brasil

Entre 2019 e 2021

Capacitando Atores Locais para a elaboração de projetos financiáveis pela ação climática

Acessar

Belo Horizonte e Recife, Brasil

Entre 2019 e 2021, Belo Horizonte e Recife participaram do projeto LEDS Lab, a fim de capacitar atores locais para a elaboração de projetos financiáveis de combate à crise climática a partir de experiências com projetos piloto. Os projetos de energia solar fotovoltaica e eficiência energética em edifícios públicos promoveram estratégias de desenvolvimento urbano de baixo carbono e resultaram em um modelo replicável para outros edifícios e cidades.

 

O LEDS Lab é um laboratório de financiamento de projetos climáticos, lançado em 2019. Ele tem por objetivo aprimorar a capacidade instalada nas prefeituras para a elaboração de projetos financiáveis, considerando os aspectos de mitigação e adaptação à mudança do clima. O LEDS Lab integra o projeto Urban-LEDS II “Acelerando Ação Climática por meio da Promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixas Emissões”, que tem como principal objetivo tornar as estratégias de desenvolvimento de baixa emissão uma parte fundamental da política e do planejamento urbano nas cidades.

 

O Urban-LEDS II, financiado pela Comissão Europeia e implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade em parceria com o ONU-Habitat, está em execução em oito países (África do Sul, Bangladesh, Brasil, Colômbia, Índia, Indonésia, Laos e Ruanda). Na América do Sul, está sendo implementado em sete governos locais na Colômbia e em oito cidades no Brasil.


Voltar
Compartilhe