Connecting Nature

 

Diante do crescimento urbano desordenado experimentado nas últimas décadas, se faz cada vez mais necessário pensar a construção de cidades sustentáveis, a restauração de áreas degradadas, a adaptação às mudanças do clima, além de formas de aumentar a resiliência. Para isso, deve-se levar em consideração a promoção de Soluções baseadas na Natureza (SbN).

 

A iniciativa Connecting Nature, por meio de uma rede formada por 31 organizações de setores variados, atuantes com autoridades locais, comunidades, representantes da indústria, ONGs e acadêmicos, configura-se como plataforma comunitária para que cidades europeias, asiáticas e brasileiras expressem necessidades e compartilhem experiências sobre planejamento e
implementação de SbN, visando a criação de novos empregos, fomento ao crescimento econômico e fortalecimento da resiliência.

 

O projeto auxilia na mensuração dos impactos e benefícios da implementação em larga escala de projetos urbanos baseados na natureza, em termos de adaptação às mudanças climáticas e contribuições à saúde e ao bem-estar, à coesão social e ao desenvolvimento econômico sustentável.

OBJETIVO

Fomentar a capacidade de criação e implementação de inovação entre cidades, baseando-se nas experiências comprovadas dos parceiros no uso de Soluções baseadas na Natureza. Transformar as cidades e suas comunidades por meio da ampliação de SbN mediante iniciativas de transição, inovação e governança.

PARCEIROS

O projeto é financiado pela iniciativa Horizon 2020 da União Europeia.