Lançamento da rede para compartilhamento de Soluções Baseadas na Natureza durante un evento de colaboração UE-Brasil

O Projeto Connecting Nature lançou durante o 2º Seminário de Soluções Baseadas na Natureza em Brasília, de 9 a 10 de julho

27 de ago de 2018

Reprodução

O seminário fez parte dos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil em Soluções Baseadas na Natureza para Cidades Sustentáveis e foi co-organizado pelo Secretariado Global do ICLEI, pelo Escritório Regional do ICLEI na América do Sul, pelo Projeto Connecting Nature e pela Diretoria Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia (DG RTD). Do lado brasileiro, o seminário ficou a cargo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), e ainda recebeu fundos da Global Environment Facility (GEF).

 

O Projeto Connecting Nature será o responsável por estruturar e implementar a rede para compartilhamento de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) nos próximos quatro anos e providenciar às cidades, em diferentes regiões ao redor do mundo, o acesso a suporte e conhecimento especializado desenvolvido pelas cidades europeias e pesquisadores participantes do projeto (Ex.: processo de co-criação, abordagens de planejamento, aceleração de negócios através de NBS, financiamento e modelos de negócio). Participantes que desejem participar da rede vão ter a oportunidade de aprender uns com os outros, virtual- e fisicamente. Os formatos vão incluir webinars e oficinas visando desde a promoção da troca de bons exemplos de SBN entre as cidades participantes, até o desenvolvimento de capacidades nas empresas para elaborar portfólios orientados para SBN. Pretende-se também facilitar o apoio mútuo entre parceiros e cidades para o desenvolvimento de planos de ação de SBN.

 

O ICLEI lançou a rede de forma interativa, reunindo representantes de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Goiás, Londrina, Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba e Vitória. Ainda, pesquisadores brasileiros, organizações não-governamentais e negócios, assim como outros parceiros europeus, são beneficiários da rede.

 

O lançamento da mesma no Brasil foi acompanhado por duas oficinas organizadas pelo ICLEI. Nelas os participantes puderam experimentar a co-criação de intervenções baseadas na natureza e discutir o conceito, assim como refletir sobre o potencial de SBN de incidir sobre os desafios urbanos atuais das cidades brasileiras. Houve compartilhamento de experiências com SBN, destaque de histórias de sucesso, identificação de planos estratégicos, pontuação de barreiras comumente enfrentadas e de regulações limitantes nos diferentes contextos vivenciados. Os participantes também relataram seus interesses em integrar a rede, e expuseram suas demandas para melhor usufruírem dos benefícios das SBN.

 

A rede de compartilhamento de Soluções Baseadas na Natureza foi recebida pelos participantes como uma ótima oportunidade de engajar e catalisar o processo de transição de intervenções cinza para intervenções verdes nos contextos das cidades e negócios brasileiros.

 

Cidades brasileiras, negócios e pesquisadores também foram convidados para participar da rede e compartilhar seus conhecimentos, habilidades e perspectivas em SBN para inspirar cidades europeias. Isso vai de encontro com o objetivo de integrar SBN internacionalmente, mostrando como elas podem ajudar a enfrentar os desafios nos mais variados contextos.

 

Ao longo do evento, as discussões mostraram que as principais barreiras para o desenvolvimento baseado na natureza no Brasil incluem baixa consciência sobre a eficiência de custo das SBN e dos múltiplos benefícios que elas oferecem, recursos financeiros limitados no setor público brasileiro, assim como estruturas de governança excessivamente setorializadas. Ainda, a relevância das SBN para desenvolver cidades sustentáveis ficou clara com a apresentação de numerosos exemplos de SBN e das políticas de apoio nos níveis de governo regional e nacional.

 

O lançamento da rede no Brasil vai ser seguido de outros eventos regionais ao redor do mundo, desde Cáucaso até Coreia e China, no esforço de estabelecer parcerias regionais em SBN além da Europa.

 

Mais informações sobre a rede de compartilhamento de Soluções Baseadas na Natureza, assim como um relato sobre o lançamento da rede no Brasil, vão estar disponíveis em breve na plataforma do Connecting Nature. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: alice.reil@iclei.org.

 

Artigo originalmente publicado por Daniela Rizzi (ICLEI) no site do Connecting Nature.


Voltar
Compartilhe