ACA Brasil

 

Em 2015, países de todo o mundo uniram forças para enfrentar este desafio à humanidade ao adotar o Acordo de Paris, se comprometendo a enviar contribuições nacionais para reduzir as emissões e adaptar seus territórios aos impactos da mudança climática. No entanto, com base nas contribuições submetidas até agora, mesmo se os compromissos nacionais forem implementados, as temperaturas deverão subir 3°C, bem acima da recomendação de 1,5°C, o que indica que os esforços devem ser ainda mais ambiciosos em todo o mundo e, para tal, a contribuição de todos os atores da sociedade é essencial.

 

As Alianças para Ação Climática são coalizões nacionais dedicadas a empreender medidas sistematizadas e aumentar o apoio público no enfrentamento à crise climática mundial, de modo a contribuir para que os países cumpram com os compromissos pactuados no Acordo de Paris. Sabendo que o Brasil precisa da voz coletiva e fortalecida de todas as instituições comprometidas para trazer a ação climática para o centro do debate público, a Aliança pela Ação Climática – Brasil (ACA Brasil).

 

Cinco instituições que apoiam a ação climática no âmbito subnacional e possuem capacidades e habilidades complementares se uniram para coordenar e secretariar a implementação da Aliança para a Ação Climática no Brasil: WWF Brasil; ICLEI América do Sul; Instituto Clima e Sociedade; CDP Latin America (antigamente conhecido como Carbon Disclosure Project) e Centro Brasil no Clima.

OBJETIVO

Mobilizar as lideranças subnacionais sob a bandeira de Aliança para Ação Climática, para aumentar o tamanho do movimento subnacional no Brasil, por meio de três pilares: engajamento público, advocacy e ação climática. Melhorar a clareza e consistência das mensagens coletivas e melhorar as sinergias entre as iniciativas em curso em apoio às ações subnacionais, contribuindo para reduções concretas de emissões por meio de ações climáticas tanto individuais quanto colaborativas.

PARCEIROS