Estudo de Avaliação de Riscos e Vulnerabilidade Climática em São Bernardo do Campo

 

Com o aumento da concentração de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera e o consequente aumento da temperatura média global, eventos climáticos extremos, como tempestades, vendavais, ciclones e ondas de calor, tornam-se mais frequentes. Esses eventos atingem os territórios de forma particular, de acordo com suas características socioeconômicas, culturais e seus padrões de ocupação territorial. As cidades da América do Sul são especialmente afetadas devido ao crescimento urbano, ocupação desordenada e carência de infraestrutura e acesso a serviços básicos por parte da população. 

 

A incidência de eventos climáticos sobre os territórios urbanos acentua vulnerabilidades e implica em riscos para a infraestrutura, economia e para as populações e ecossistemas urbanos. Diante disso, o ICLEI atuou em  parceria com a Way Carbon, e com financiamento da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), junto à prefeitura de São Bernardo do Campo na elaboração de um estudo de riscos e vulnerabilidades e no desenho e priorização de medidas de adaptação. 

 

Para o desenvolvimento do estudo foi usada a plataforma MOVE, elaborada pela Way Carbon, e que o ICLEI utiliza no apoio para cidades avançarem em suas agendas de adaptação à mudança do clima. A plataforma combina elementos de exposição e vulnerabilidade dos grupos sociais a projeções futuras de variáveis climáticas e gera, por meio de um modelo, análises especializadas sobre os riscos climáticos. Os resultados do estudo foram compartilhados e discutidos com atores locais em reuniões e workshops e as medidas de adaptação foram desenhadas e priorizadas por meio de workshops e consultas. 

OBJETIVO

Apoiar o município de São Bernardo do Campo na compreensão de seus riscos e vulnerabilidades climáticas mais importantes e na tomada de decisões sobre medidas de adaptação para o fortalecimento de resiliência frente aos eventos climáticos presentes e futuros.