Nature-Based Cities

 

Financiado pelo Global Ecosystem-based Adaptation (EbA) Fund, o projeto Nature-Based Cities: Biodiversidade e Resiliência Climática no Desenvolvimento Urbano busca promover a conservação da biodiversidade e as agendas de ação climática nas políticas locais na cidade de Belém.

 

Localizada na Amaz√īnia brasileira, a capital paraense possui uma rica biodiversidade, ao mesmo tempo em que sofre com diversos desafios relacionados √† urbaniza√ß√£o. Logo, o projeto se faz relevante pois expande o potencial de Bel√©m em se tornar um laborat√≥rio e modelo de cidade amaz√īnica que integra esfor√ßos inovadores e inclusivos para neutralizar suas emiss√Ķes de GEE e proteger a biodiversidade.

 

Bel√©m tem o potencial de ser positivamente divulgada tanto no Brasil quanto para outros pa√≠ses da sub-regi√£o. A nomea√ß√£o como sede da COP 30 tornou crucial a promo√ß√£o de compromissos mais robustos com a agenda clim√°tica e de biodiversidade. Al√©m disso, h√° um extenso calend√°rio de eventos para 2030, que conclui o primeiro ciclo dos SDGs, e a primeira COP da Amaz√īnia.

 

O projeto fornecer√° suporte t√©cnico dos escrit√≥rios do ICLEI Am√©rica do Sul no Brasil e na Col√īmbia, para melhorar o acesso da cidade ao financiamento verde, ferramentas para desenvolver governan√ßa participativa e planejamento baseado em evid√™ncias, como servi√ßos de ecossistema e avalia√ß√Ķes de risco e vulnerabilidade √†s mudan√ßas clim√°ticas.¬†

 

O NBCities tamb√©m realizar√° coopera√ß√£o com cidades l√≠deres em biodiversidade na Col√īmbia para ampliar os impactos positivos. Al√©m disso, o projeto se conectar√° a outras iniciativas para apoiar o planejamento e a implementa√ß√£o com uma abordagem EbA envolvendo parceiros estrat√©gicos.

Objetivo

Integrar as agendas de conservação da biodiversidade e ação climática, através do fortalecimento das capacidades institucional e técnica dos governos locais, do desenvolvimento de estudos e documentos de planejamento, da cooperação subnacional e apoiando o desenvolvimento de políticas locais, envolvendo atores dos diversos setores na tomada de decisão.