Nature-Based Cities

 

Financiado pelo Global Ecosystem-based Adaptation (EbA) Fund, o projeto Nature-Based Cities: Biodiversidade e Resiliência Climática no Desenvolvimento Urbano busca promover a conservação da biodiversidade e as agendas de ação climática nas políticas locais na cidade de Belém.

 

Localizada na Amazônia brasileira, a capital paraense possui uma rica biodiversidade, ao mesmo tempo em que sofre com diversos desafios relacionados à urbanização. Logo, o projeto se faz relevante pois expande o potencial de Belém em se tornar um laboratório e modelo de cidade amazônica que integra esforços inovadores e inclusivos para neutralizar suas emissões de GEE e proteger a biodiversidade.

 

Belém tem o potencial de ser positivamente divulgada tanto no Brasil quanto para outros países da sub-região. A nomeação como sede da COP 30 tornou crucial a promoção de compromissos mais robustos com a agenda climática e de biodiversidade. Além disso, há um extenso calendário de eventos para 2030, que conclui o primeiro ciclo dos SDGs, e a primeira COP da Amazônia.

 

O projeto fornecerá suporte técnico dos escritórios do ICLEI América do Sul no Brasil e na Colômbia, para melhorar o acesso da cidade ao financiamento verde, ferramentas para desenvolver governança participativa e planejamento baseado em evidências, como serviços de ecossistema e avaliações de risco e vulnerabilidade às mudanças climáticas. 

 

O NBCities também realizará cooperação com cidades líderes em biodiversidade na Colômbia para ampliar os impactos positivos. Além disso, o projeto se conectará a outras iniciativas para apoiar o planejamento e a implementação com uma abordagem EbA envolvendo parceiros estratégicos.

Objetivo

Integrar as agendas de conservação da biodiversidade e ação climática, através do fortalecimento das capacidades institucional e técnica dos governos locais, do desenvolvimento de estudos e documentos de planejamento, da cooperação subnacional e apoiando o desenvolvimento de políticas locais, envolvendo atores dos diversos setores na tomada de decisão.