Belém inicia projeto com o ICLEI para se tornar modelo de adaptação baseada em ecossistemas

Prefeito assinou Carta de Intenções para participar do Projeto “Nature-Based Cities: biodiversity and climate resilience on urban development”, financiado pelo Global Ecosystem-based Adaptation (EbA) Fund e que será implementado com o apoio técnico do ICLEI ao longo dos próximos 18 meses. Capital do Pará também será sede do 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil em 2024.

22 de jun de 2023

Foto: Kamila Canhedo | Agência Belém

Por reconhecer a urgência da adoção de medidas para reverter a perda da biodiversidade global, e ciente do papel fundamental que os governos locais e a cooperação internacional desempenham para atingir esse objetivo, o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinou nesta quarta-feira, 21, Carta de Intenções para participar do projeto “Nature-Based Cities: biodiversity and climate resilience on urban development” (NBCities). Financiado pelo Global Ecosystem-based Adaptation (EbA) Fund e implementado pelo ICLEI América do Sul, o projeto contribuirá para que Belém desenvolva capacidades para se tornar cidade modelo em adaptação baseada em ecossistemas.

 

 

Por meio da NBCities, Belém receberá apoio técnico do ICLEI ao longo dos próximos 18 meses para ampliar a proteção e conservação dos ecossistemas urbanos, promover a ação climática local e se tornar mais resiliente. A assinatura do compromisso ocorreu na presença da Coordenadora das Redes de Cidades do BID, Maria Camila; do Secretárioa Municipal de Planejamento e Gestão (Segep), Claudio Puty; do Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Belém, Luiz Arnaldo Campos; e do Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, que também participou do lançamento da Nova Economia da Amazônia (NEA-BR), uma iniciativa desenvolvida pelo WRI Brasil. Na oportunidade, o Prefeito garantiu que Belém será sede do 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil, em 2024.

 

 

Localizada na Amazônia brasileira, a capital paraense possui rica biodiversidade, mas enfrenta diversos desafios relacionados à urbanização. “O projeto NBCities é extremamente relevante para Belém, pois expande seu potencial de se tornar um laboratório e modelo de cidade amazônica, integrando esforços inovadores e inclusivos para neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa e proteger a biodiversidade”, afirmou Perpétuo.

 

 

Mais sobre o NBCities: o projeto tem como objetivo integrar as agendas de conservação da biodiversidade e ação climática, por meio do fortalecimento das capacidades institucional e técnica dos governos locais, do desenvolvimento de estudos e documentos de planejamento, da cooperação subnacional e do apoio ao desenvolvimento de políticas locais, envolvendo atores dos diversos setores na tomada de decisão.

 

 

Ao longo dos próximos 18 meses Belém irá: consolidar estrutura de governança institucional para implementação e acompanhamento do Plano de Adaptação Baseada em Ecossistemas de Belém; receber treinamento sobre “Estratégias para Incluir Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade em Instrumentos de Planejamento, Gestão e Governança”; desenvolver junto com o ICLEI sua Avaliação de Serviços Ecossistêmicos, com mapas georreferenciado e ilustrado, e sua Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas; participar de ciclo de atividades de cooperação com cidades colombianas de referência; receber mentoria personalizada para desenvolvimento e estruturação de projeto com impacto na pauta de biodiversidade e resiliência para financiamento; entre outras atividades.

 

 

O NBCities é fruto da expertise do ICLEI, especialmente com o projeto “NaBa: Nature-based Resilient Cities” implementado pelo ICLEI em seis cidades colombianas: Yopal, Villavicencio, Montería, Bucaramanga, Pasto e Pereira.

 

 

Sobre o EbA Fund: Implementado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com financiamento da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI) do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção ao Consumidor (BMUV), o Global Ecosystem-based Adaptation (EbA) Fund é um mecanismo de financiamento para projetos catalisadores, inovadores e inclusivos que visam criar um ambiente propício para a implementação da Adaptação Baseada em Ecossistemas (EbA) para aumentar a resiliência de comunidades e ecossistemas vulneráveis aos impactos da crise climática.

 

 

📝 Texto: Cibele Carneiro

Tags:


Voltar
Compartilhe