SEEG 8.0

 

O Brasil é o 7º maior emissor mundial de Gases de Efeito Estufa (GEEs), segundo dados disponibilizados pelo Observatório do Clima (OC). Diante da crescente preocupação com as consequências que essas emissões podem trazer, torna-se cada vez mais necessário encontrar soluções para controlar e diminuir as emissões.

 

As Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa são geradas segundo as diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), com base na metodologia dos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, elaborados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e em dados obtidos junto a relatórios governamentais, institutos, centros de pesquisa, entidades setoriais e organizações não governamentais.

 

O Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), que reúne diversas organizações da sociedade civil, permite avaliar todos os setores que são fontes de emissões – Agropecuária, Energia, Mudanças de Uso da Terra, Processos Industriais e Resíduos -, servindo como ferramenta de auxílio para que governos encontrem soluções para mitigar as emissões de GEEs nos diferentes estados brasileiros.

OBJETIVO

Estimar as emissões de GEEs com base na metodologia dos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o Brasil e estados brasileiros.

GALERIA DE FOTOS E VÍDEOS

PARCEIROS

O projeto é uma parceria entre ICLEI, Observatório do Clima, Ipam, Instituto de Energia e Meio Ambiente, Imaflora e Imazon e é financiado pela OAK Foundation, Instituto Clima e Sociedade e Climate and Land Use Alliance.