PAC-C40

 

Diante da real necessidade de realizar ações para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e alcançar resiliência climática até 2050, foi criada uma Estrutura de Planejamento de Ação Climática PAC-C40 a fim de apoiar cidades no desenvolvimento de planos de ação alinhados com os objetivos traçados pelo Acordo de Paris.

 

A iniciativa conta com 40 cidades (C40) no mundo todo envolvidas nesse planejamento. No Brasil, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo já se comprometeram com os novos níveis de ambição climática para o cumprimento do Acordo de Paris, levando em conta três pilares: compromisso e colaboração, desafios e oportunidades e aceleração e Implementação.

 

A PAC-C40 apresenta uma trajetória para atingir neutralidade de emissões GEEs até no máximo 2050 e define metas intermediárias ambiciosas. Para isso, conta com o apoio do C40 Cities, Governo do Reino Unido (UK Government), do Ministério Federal para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha e do Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca.

Objetivo

Demonstrar como as cidades podem se adaptar e aprimorar a resiliência em relação aos perigos climáticos atuais e em cenários futuros de mudança climática; alinhar as ações de mitigação e adaptação a benefícios ambientais, sociais e econômicos mais amplos à sociedade, prevendo uma distribuição equitativa desses benefícios à população das cidades.

PARCEIROS