Plano de Adaptação e Mitigação às Mudanças do Clima em Salvador abre consulta pública

O documento fica acessível até o dia 5 de outubro, no site da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis)

21 de set de 2020

Crédito: Mr. Söbau

Com a intenção de desenvolver uma Salvador mais inclusiva, verde, resiliente e de baixo carbono, a Prefeitura da cidade disponibilizou para a população o processo de consulta pública virtual do Plano Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudanças do Clima (PMAMC). O documento fica acessível até o dia 5 de outubro, no site da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

 

Na página, qualquer cidadão poderá inserir suas contribuições sobre ações relacionadas à mitigação (neutralidade em carbono), à adaptação (resiliência a riscos climáticos) e à indicação de benefícios sociais (justiça climática) através de um formulário.

 

O PMAMC é o plano de ação climática do município de Salvador, cujo propósito é construir uma trajetória de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) e melhorar a adaptação da cidade às mudanças do clima. As ações propostas deverão ser de curto, médio e longo prazo para que a cidade possa aumentar sua resiliência e cumprir o compromisso da neutralização do carbono até o ano de 2049, em conformidade com o Acordo de Paris.

 

Participação

 

Iniciado em janeiro de 2020, o PMAMC passou por diversas etapas e agora disponibiliza a sua versão preliminar para análise e contribuição da sociedade civil. De acordo com a equipe técnica responsável pelo projeto, foram realizados mais de 40 consultas e eventos ao longo do processo, com mais de mil participações e mais de 400 contribuições.

 

O Plano Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudanças do Clima é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prodetur Salvador, com apoio do C40, da Agência GIZ de Cooperação Alemã e elaborado por um consórcio composto por WayCarbon, ICLEI e WWF. Todo o trabalho foi desenvolvido por profissionais com larga experiência em planos de ação climática, com destaque para Carlos Nobre, um dos maiores climatologistas do mundo.

Tags: Acordo de Paris, C40, GEE, GIZ, PMAMC, Salvador, WayCarbon, WWF