Salvador lança seu 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Capital baiana está elaborando o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC).

25 de mar de 2020

Crédito: Marcus Alves

Por potencializar eventos extremos e cada vez mais frequentes, as mudanças do clima são um dos principais e mais complexos desafios do século XXI, que deixam suas marcas ao fazerem vítimas, causarem perdas ou danificarem bens ano após ano. Além disso, demandam ações coordenadas em escala local e global.

 

Com a intenção de promover o desenvolvimento sustentável de Salvador, a Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência da cidade está elaborando o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC), o qual reconhece a necessidade de um desenvolvimento de baixo carbono e resiliente aos efeitos da mudança do clima na capital baiana.

 

Com previsão de conclusão até o final de 2020, o objetivo geral do documento é auxiliar o município na gestão climática, tendo como base técnica o PMAMC e um arcabouço legal capaz de apoiar seus compromissos e criar instrumentos jurídicos para dar suporte a ações de mitigação e adaptação em Salvador.

 

Como parte do plano, ocorreu no dia 23 de março o lançamento do 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de SalvadorO projeto está sendo realizado através de parcerias técnicas com o ICLEI América do Sul, WayCarbon e WWF e será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).