Conformidade Alimentar

 

Sistemas Alimentares em Foco

A agenda de conformidade relacionada aos sistemas alimentares abrange todo o ciclo de vida dos alimentos, desde a produção até o descarte. Envolve processos de produção, distribuição, acesso, consumo e gestão sustentável de resíduos alimentares.

 

 

Promovendo Sistemas Sustentáveis, Resilientes, Circulares e Justos

O objetivo central é a criação e manutenção de sistemas alimentares que sejam sustentáveis, resilientes, circulares e justos. Isso implica na preservação dos recursos naturais, na produção de alimentos mais saudáveis, no fortalecimento das redes de produção e comercialização, no estímulo à circulação de renda local, no fomento ao consumo consciente e na redução do desperdício, tudo isso visando ampliar o acesso da população a alimentos saudáveis e em quantidades adequadas.

 

 

Por que Investir Nesta Agenda?

Investir na conformidade com esta agenda significa trazer soluções inovadoras que impactam diretamente a vida das pessoas e dos territórios. A atuação local desempenha um papel crucial, fazendo a diferença na vida da população e no equilíbrio de todo o ecossistema. Este investimento é reconhecido como um compromisso público que aborda questões essenciais, tais como:

 

  • Política de Mitigação às Mudanças Climáticas: Contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à produção e distribuição de alimentos.
  • Combate à Insegurança Alimentar: Promove a disponibilidade de alimentos saudáveis e acessíveis para todos, reduzindo a insegurança alimentar.
  • Redes de Comercialização Fortalecidas: Fortalece as redes de produtores e mercados locais, promovendo o desenvolvimento econômico das comunidades.
  • Preservação de Recursos Ambientais: Contribui para a conservação de recursos naturais vitais, como solo, água e biodiversidade.
  • Desenvolvimento Regional Sustentável: Fomenta o crescimento econômico regional de forma sustentável e equitativa.

 

 

Integração com o SISAN

 

Nosso trabalho assegura as condições para que os municípios possam criar ou aprimorar políticas locais de segurança alimentar e nutricional. Além disso, apoiamos a integração dessas políticas no Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN), estabelecido pela Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006.

 

Investir na conformidade com a agenda alimentar é investir no bem-estar da população, na sustentabilidade ambiental e no desenvolvimento econômico das comunidades locais. Saiba mais acessando nosso portfolio de conformidade.

Objetivo

O objetivo principal é promover sistemas alimentares sustentáveis, saudáveis e justos, reduzindo o desperdício, fortalecendo as comunidades locais e combatendo a insegurança alimentar. Isso contribui para mitigar as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento regional sustentável.