Action Fund Brazil

 

A fim de auxiliar organizações sem fins lucrativos no planejamento climático das cidades e permitir que a sociedade civil gere soluções relacionadas aos desafios da ação local pelo clima para as cidades, foi criado o fundo Action Fund, gerido pelo Google.org.

 

Essa iniciativa visa fortalecer a participação da sociedade civil no planejamento climático das cidades, principalmente por meio do uso da plataforma Environmental Insights Explorer (EIE), do Google. A interface da EIE exibe dados sobre emissões de gases do efeito estufa relacionadas a edifícios, transporte (indicando as contribuições de diferentes modais), qualidade do ar e sobre o potencial solar na cobertura de edifícios, para embasar a ação local pelo clima.

 

A partir disso, os selecionados devem desenvolver e implementar projetos inovadores e de impacto na mitigação de emissões de gases de efeito estufa que fortaleçam o desenvolvimento de políticas públicas locais na agenda de mudança climática e meio ambiente, além de fazer uso de soluções inovadoras para levantamento, análise e gestão de dados gerando impacto positivo em
políticas públicas de meio ambiente e mudança climática.

 

O ICLEI atua como implementador do Action Fund na Europa, América do Sul, México e Caribe em colaboração com o Google.org. Na América do Sul, o ICLEI selecionou as cidades de Curitiba e Porto Alegre como os territórios de implementação dos projetos.

OBJETIVO

Incentivar e apoiar instituições da América Latina e Europa que possuam a capacidade de usar dados como o que são gerados pelo EIE, para impulsionar ações locais em prol da sustentabilidade. Ajudar os tomadores de decisão a estabelecer metas relacionadas ao planejamento climático e auxiliar cidades e empresas a atingirem essas metas.

Galeria de fotos e vídeos

PARCEIROS