São Paulo

Brasil

Associado desde 2005

 

A cidade de São Paulo é uma antiga parceira do ICLEI na busca por um desenvolvimento urbano sustentável. Desde que se associou à rede, participou de diversos eventos importantes relacionados com a agenda climática, se comprometeu com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e realizou algumas articulações institucionais, como o apoio à implementação do Comitê de Mudança do Clima de São Paulo.

 

A cidade desenvolveu junto ao ICLEI projetos importantes como “Ambientes Verdes e Saudáveis”, com fomento ao alinhamento da saúde, meio ambiente e desenvolvimento social, “INTEGRATION”, com a promoção de troca de experiências entre os parceiros, a partir de suas iniciativas de recuperação urbana, descontaminação de áreas degradadas, revisão de uso e ocupação do solo e integração comunitária no processo de gestão dos espaços urbanos, e o “Programa GeRes Eventos”, tendo como ponto de partida o Projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos.

 

Em 2020, a cidade foi uma das apoiadoras do projeto ICLEI Innovation, do qual participou através de sua agência de desenvolvimento, a ADE SAMPA. Ainda, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, o ICLEI América do Sul desenvolveu o Programa de Aceleração de Unidades de Conservação, que incentivou o olhar empreendedor e inovador na gestão desses espaços na capital paulista.

 

A cidade de São Paulo também esteve representada no Daring Cities 2020, fórum global dedicado à líderes urbanos em prol da ação climática. Participou da mesa “Recuperação pós-COVID-19: Como incorporar inovação e estímulo verde nos sistemas de gestão pública da América do Sul”.