ICLEI lamenta a morte do prefeito de São Paulo, Bruno Covas

Político lutava contra o câncer desde 2019

16 de maio de 2021

Crédito: Adriano Vizoni/Folhapress

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, faleceu na manhã deste domingo (16), aos 41 anos.

 

Internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, desde o início do mês, Covas iniciou em 2019 um tratamento contra um câncer que se originou na cárdia, uma válvula no trato digestivo, e depois afetou também o fígado. Após um período com a doença controlada, no início de 2021 novos focos de câncer foram descobertos.

 

Eleito vice-prefeito em 2016, Covas assumiu a prefeitura em 2018 em razão da renúncia de João Dória. Em 2020, foi reeleito prefeito de São Paulo.

 

Bruno Covas foi um político por toda a sua vida e, nessa trajetória, a questão ambiental esteve no centro de sua atuação. Foi, aos 30 anos, secretário estadual do meio ambiente do Estado de São Paulo, seu primeiro espaço de atuação no Executivo. Ajudou a consolidar processos de ação descentralizada da área ambiental do estado e, após um período de atuação federal entre 2014 e 2016, iniciou sua dedicação total à cidade de São Paulo, que se estendeu de 2016 até o dia de hoje.

 

O município, que é sede de nossa organização na América do Sul, tem uma trajetória de vanguarda em políticas ambientais. Associado ao ICLEI desde 2005, se comprometeu com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), com o programa CitiesWithNature e realizou algumas articulações institucionais, como o apoio à implementação do Comitê de Mudança do Clima de São Paulo.

 

Em 2020, a cidade foi uma das apoiadoras do projeto ICLEI Innovation, do qual participou através de sua agência de desenvolvimento, a ADE SAMPA. Ainda em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, o ICLEI América do Sul desenvolveu o Programa de Aceleração de Unidades de Conservação, que incentivou o olhar empreendedor e inovador na gestão desses espaços na capital paulista.

Na sua condição de prefeito, além de apoiar os temas de cooperação com o ICLEI e diversas organizações de promoção do desenvolvimento sustentável, o prefeito Bruno Covas foi um líder. Realizou diversas articulações com representantes de organizações internacionais e governos de todo o mundo para garantir uma representação relevante das cidades brasileiras na COP25, em Madri (Espanha). Foi vogal, até seus últimos momentos, na defesa de um ambiente sustentável, baseado nas pessoas. Em sua trajetória, pessoal e profissional, foi uma inspiração no compromisso público e para uma ação resiliente.

 

Desde seu afastamento no início de maio, o vice-prefeito, Ricardo Nunes, passou a chefiar o Executivo.

 

Ao prestar esta singela homenagem, o ICLEI se solidariza com familiares e amigos, desejando força e resignação.