Belo Horizonte

Brasil

Associado desde 1993

 

A cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, é um dos membros mais antigos do ICLEI, associou-se em 1993. Em 2012, Belo Horizonte foi a primeira cidade da América Latina a sediar o Congresso Mundial do ICLEI e em 2013, 2014, 2016 e 2018 venceu o “Desafio das Cidades”, iniciativa concebida pela Rede WWF em parceria com o ICLEI para homenagear as cidades que estão se tornando mais verdes, com vida mais saudável e sustentável em direção a um futuro de clima mais ameno para o planeta. Além disso, Belo Horizonte foi selecionada para participar dos projetos INTERACT-Bio e Urban- LEDS II, aderiu às plataformas CITYFOOD e Cities With Nature e participou de eventos como a COP21, em Paris, na França.

 

Em 2020, a cidade participou do fórum global Daring Cities, no qual esteve representada pela Secretaria do Meio Ambiente em uma discussão sobre “Dados robustos para uma ação climática eficaz”.

 

Em 2021, a cidade participou dos projetos INTERACT-Bio, LEDS Lab e LUPPA, dos eventos “Diálogos Sustentáveis Energia Renovável e Financiamento” e “Diálogos Sustentáveis Soluções Baseadas na Natureza”, e da Capacitação de Inventários de Emissões de GEE.

 

Em 2022, entre outras atividades, sediou com Nova Lima o I Encontro Regional ICLEI Minas Gerais e lançou seu Plano de Ação Climática. Além disso, por meio do projeto INTERACT-Bio, inaugurou o jardim de chuva no Parque Fazenda Lagoa do Nado. A infraestrutura verde contribui para a captação da água da chuva, criando espaços de armazenamento que facilitam sua infiltração no solo e ajudam na recarga do lençol freático. Quando associada a um conjunto de soluções de infraestrutura verde (como biovaletas, lagoas de retenção e terraços de chuva), essa técnica aumenta a biodiversidade local e a infiltração das águas da chuva, além de contribuir para uma boa manutenção do ciclo da água em áreas urbanas. Veja o vídeo da iniciativa.

 

O aniversário de Belo Horizonte  é comemorado em 12 de Dezembro.