INTERACT-Bio: Belo Horizonte inaugura jardim de chuva com o ICLEI

Implantada no Parque Fazenda Lagoa do Nado, a Solução baseada na Natureza visa diminuir os riscos de enchentes

11 de fev de 2022

Fotos: Marcus Soares

Você já ouviu falar em jardim de chuva? Sabe o que é? 

 

Os jardins de chuva s√£o estruturas que contribuem para a capta√ß√£o da √°gua da chuva, criando espa√ßos de armazenamento que facilitam sua infiltra√ß√£o no solo e ajudam na recarga do len√ßol fre√°tico. Quando associada a um conjunto de solu√ß√Ķes de infraestrutura verde (como biovaletas, lagoas de reten√ß√£o e terra√ßos de chuva), essa t√©cnica aumenta a biodiversidade local e a infiltra√ß√£o das √°guas da chuva, al√©m de contribuir para uma boa manuten√ß√£o do ciclo da √°gua em √°reas urbanas. E foi justamente essa a solu√ß√£o que o ICLEI Am√©rica do Sul e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do projeto INTERACT-Bio, adotaram para apoiar a drenagem de √°gua das chuvas em Belo Horizonte. O evento que marcou a entrega do jardim de chuva na cidade foi na manh√£ desta quinta-feira (10), no Parque Fazenda Lagoa do Nado.¬†

 


(Fotos: Marcus Soares)

 

A escolha do local para a implantação do jardim não foi por acaso. Além de ser um espaço com grande circulação de pessoas, no período de chuva, o parque é um dos pontos da capital mineira que sofre as consequências das cheias. O projeto piloto deve ser reproduzido em outros pontos da cidade que apresentam o mesmo problema. Também chamados de Sistema de Biorretenção, os jardins utilizam a atividade biológica das plantas para filtrar os poluentes das águas pluviais.

 

Al√©m de Belo Horizonte, Contagem, Campinas e Londrina foram as outras duas cidades escolhidas para a implementa√ß√£o do projeto INTERACT-Bio, que tem como objetivo encontrar na natureza solu√ß√Ķes para os problemas decorrentes das quest√Ķes ambientais.

 

Participaram da entrega do projeto demonstrativo em Belo Horizonte o Secret√°rio Executivo do ICLEI Am√©rica do Sul, Rodrigo Perp√©tuo; os Secret√°rios Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econ√īmico de Belo Horizonte, M√°rio Werneck e Claudio Beato, respectivamente; Jos√© J√ļlio Rodrigues, Subsecret√°rio de Planejamento Urbano de Belo Horizonte; o Presidente da Funda√ß√£o de Parques Municipais e Zoobot√Ęnica, S√©rgio Augusto Domingues; a Diretora Geral da Ag√™ncia de Desenvolvimento da Regi√£o Metropolitana, Mila Batista; e a vereadora Duda Salabert. Tamb√©m estiveram na solenidade representantes da Superintend√™ncia de Desenvolvimento de BH (SUDECAP).

 

Sobre o INTERACT-Bio

 

Implementado na √ćndia, Tanz√Ęnia e Brasil, o projeto √© financiado pelo Minist√©rio Federal Alem√£o do Meio Ambiente Conserva√ß√£o da Natureza e Seguran√ßa Nuclear (BMU), por meio ¬†da Iniciativa Internacional para Prote√ß√£o do Clima (IKI), e √© implementado pelo ICLEI Cities Biodiversity Center e Helmholtz Center for Environmental Research (UFZ).