Belo Horizonte reforça seu compromisso com o desenvolvimento baixo em carbono

Associada ao ICLEI desde 1993, capital mineira adere à campanha Race to Zero e lança plataforma preparatória para a COP26

14 de jun de 2021

Crédito: Adão de Souza/PBH

No dia 9 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte aderiu oficialmente à campanha Race to Zero, agenda global que tem a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. A ação será um dos principais temas da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que acontece em novembro em Glasgow, na Escócia.

 

Com a adesão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da capital mineira propôs a criação da “Belo Horizonte rumo à COP26”, um plataforma consolidada de agendas, eventos e ações que mobilizem, ao longo de 2021, esforços para impulsionar o combate à emergência climática.

 

De acordo com o diretor municipal de Relações Institucionais, Hugo Salomão, a plataforma inclui, além da adesão à campanha Race to Zero, a realização de fóruns temáticos junto aos diversos atores locais e a estruturação da participação de BH na conferência. 

 

O comprometimento com a campanha constitui ainda uma oportunidade para captação de recursos, investimentos e cooperação técnica e financeira, além da projeção internacional da cidade.

 

Belo Horizonte e ICLEI

 

Belo Horizonte é um dos membros mais antigos da Rede ICLEI na América do Sul. Associada desde 1993, BH foi a primeira cidade do continente a sediar o Congresso Mundial do ICLEI e, em 2013, 2014, 2016 e 2018, venceu o “Desafio das Cidades”, iniciativa concebida pela Rede WWF em parceria com o ICLEI para homenagear as cidades que estão se tornando mais verdes e caminhando em direção a um futuro sustentável. 

 

Presente no evento, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, exaltou o protagonismo que Belo Horizonte terá na jornada dos governos locais rumo à COP26, exercendo influência e pactuando com outras cidades brasileiras uma linha de ação conjunta. 

 

Em parceria com o ICLEI, Belo Horizonte realiza diversos projetos em prol do meio ambiente e do desenvolvimento urbano sustentável, como o Interact-BIO, que elaborou um mapa de serviços ecossistêmicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e recentemente lançou um projeto demonstrativo para a implementação de Jardins de Chuva, solução que auxilia na recarga do lençol freático e preserva a biodiversidade; o Urban-LEDS II, que forneceu suporte técnico para o desenvolvimento de projetos financiáveis com foco no setor de energia, através do LEDS Lab; a sub-rede CITYFOOD; e a participação no Projeto CNPQ/MCTOnº23/2020, uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que criará uma ferramenta para auxiliar municípios de pequeno e médio porte (20 mil a 100 mil habitantes) na elaboração de seus próprios documentos climáticos, como a Avaliação de Riscos e Vulnerabilidades à Mudança do Clima e o Plano Local de Ação Climática.

 

Compromisso global

 

Vice-prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman foi o anfitrião do evento, realizado em conjunto com a Embaixada do Reino Unido no Brasil. Noman destacou que a capital mineira tem dado cada vez mais importância e protagonismo à sustentabilidade, já que os efeitos da crise climática estão afetando diretamente as grandes cidades do planeta. 

 

Embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson ressaltou o engajamento de Belo Horizonte com o Acordo de Paris, reforçando o papel da cooperação internacional para o enfrentamento aos desafios climáticos.

 

Além dos mais de 185 inscritos de todo o país que acompanharam o evento remotamente, participaram ainda da cerimônia o diretor da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) no Brasil, Carlos Mussi; o oficial de Parceria e Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável do Escritório de Coordenação da ONU no Brasil, Haroldo Machado; o High Level Climate Champion, Gonzalo Muñoz; o secretário de Meio Ambiente, Mário Werneck; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Beato; os secretários-adjuntos Jean Mattos (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Cristiane Serpa (Desenvolvimento Econômico); e o cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Lucas Brown.

 

Sobre a Race to Zero

 

A campanha reúne governos nacionais e subnacionais, empresas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sustentável, resiliente e com zero emissão líquida de carbono até 2050, organizada pelo Secretariado de Mudanças Climáticas das Nações Unidas em preparação para a COP26. Até o momento, a campanha reúne 454 cidades, 1397 empresas e 569 universidades. No Brasil já aderiram São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Salvador e Ouro Preto, entre outras cidades.

 

Sobre a COP26

 

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) é a principal cúpula da ONU para debater as questões climáticas,  e este ano tem pretensões ambiciosas e inclusivas, buscando acelerar a ação em direção aos compromissos do Acordo de Paris: frear o aquecimento global e impulsionar a transição a um desenvolvimento neutro em carbono.