ICLEI e UFMG juntos para difundir conhecimentos sobre a pauta climática

Treinamento para integração dos marcos internacionais de sustentabilidade nas agendas municipais

06 de maio de 2021

Crédito: Foca Lisboa

O ICLEI tem como objetivo promover a sensibilização e capacitação de novas gerações à agenda de desenvolvimento urbano sustentável por meio da aproximação colaborativa e do diálogo transversal com as instituições de ensino superior, escolas e outros espaços de formação. Dessa forma, permite a inclusão e a participação de jovens familiarizados com as questões de sustentabilidade nos processos de tomada de decisão e no desenvolvimento de soluções e projetos no nível local. 

 

“Para o ICLEI, a aproximação com as instituições de ensino constitui uma estratégia importante de busca por soluções inovadoras e baseadas em evidências científicas. Assim, o ICLEI promove também relações positivas entre as administrações públicas e as instituições de ensino de forma que pela ação conjunta, soluções adequadas ao perfil do território sejam desenvolvidas para garantir impactos reais e melhorias tangíveis”, defende Armelle Cibaka, coordenadora da área de Gestão do Conhecimento e do Desk em Minas Gerais do ICLEI.

 

A fim de contribuir com o avanço da pauta climática e o desenvolvimento sustentável em municípios entre 20 mil e 100 mil habitantes em todo o Brasil, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu o projeto “Avaliação, aplicação e customização de método para análise de impactos climáticos e desenvolvimento de plano de ação climática em municípios de pequeno e médio porte” o qual foi selecionado pelo Edital CNPq/MCTI nº23/2020. Este projeto tem como objetivo final o desenvolvimento de dois instrumentos integrados que são compostos pela avaliação de impactos climáticos (AIC) e a elaboração de um plano de ação climática (PAC). Juntos, esses documentos irão apoiar na integração dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030. O projeto é liderado pela UFMG em parceria com  o ICLEI Brasil, a Fundação João Pinheiro (FJP), a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), a Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

 

Para trilhar este caminho é necessário considerar os cenários global e nacional bem como as metas e acordos climáticos relevantes. Com o intuito de difundir esses conhecimentos em um grupo de trabalho interdisciplinar,  o ICLEI promoveu no final do mês de abril um treinamento com o objetivo de alinhar os conhecimentos gerais para o desenvolvimento de políticas climáticas no âmbito dos governos locais.  

Além de apresentar seus projetos como exemplo e referência para o desenvolvimento de planos e políticas em prol do desenvolvimento urbano sustentável, o ICLEI compartilhou com os presentes sua ampla experiência relacionada à integração da agenda climática junto aos municípios associados.

 

O treinamento contou com a presença de 25 participantes e gerou discussões importantes relacionadas à formalização de um grupo de governança climática, ao envolvimento de atores da sociedade civil na consolidação dos planos locais e a continuidade na agenda climática após a consolidação deste plano.

 

“Desenvolver um projeto de pesquisa interdisciplinar composto por uma equipe ampla e diversa é a grande força desse projeto. Entretanto,  é fundamental cuidar para manter a equipe com as mesmas bases de conceitos e conhecimentos. O treinamento oferecido pelo ICLEI foi muito importante para que todos os parceiros tivessem uma visão global e histórica sobre os grandes acordos mundiais em relação à crise climática e a forma como esses acordos se desdobraram em métodos de trabalho aplicados em diferentes realidades urbanas. Foi uma tarde bastante proveitosa com trocas ricas para toda a equipe”, declara Rejane Magiag Loura, professora associada do Departamento Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo (TAU) da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

“Este projeto simboliza este movimento uma vez que trás uma ação de forma fluída e colaborativa com instituições de ensino superior que são referências no país e também com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que ancora muitas iniciativas relacionadas às agendas climáticas mostrando um estado de ação diferenciado”, ressalta Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul.