O ICLEI reforça atuação na Colômbia com a inauguração de seu escritório na Ruta N, em Medellín

Após vários anos de operação na Colômbia, dez municípios de sete departamentos colombianos são associados à Rede no país

01 de set de 2021

Crédito: Verónica Bravo - Territorios Sostenibles

Por ocasião da visita de Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul, às cidades de Bogotá e Medellín, o escritório do ICLEI na Colômbia foi oficialmente inaugurado nas instalações da Ruta N em Medellín. O evento serviu tanto para fazer uma apresentação da equipe do ICLEI Colômbia para alguns parceiros, quanto para reforçar a atuação da organização no país.

 

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Na América do Sul, existem mais de 80 governos parceiros em sete países. Hoje, a Rede colombiana conta com a participação de 10 municípios de sete departamentos colombianos, entre eles: Bogotá; Cali; Cartago; Envigado; Ibagué; Manizales; Medellín; Tópaga; Valle de Aburrá y Valledupar.

 

O evento, presencial e seguindo todos os protocolos de biossegurança, contou com a participação e intervenção de toda a equipe de trabalho do ICLEI na Colômbia, liderada por sua diretora executiva, Mónica Santa; e Gisela Guzmán e Flávia Castelhano, do ICLEI América do Sul. Além disso, estiveram presentes na Ruta N alguns parceiros do ICLEI na região, como Eugenio Prieto, diretor do Territórios Sostenibles; Eleonora Betancur, diretora da Agência de Cooperação e Investimentos de Medellín (ACI); e Iván Darío Castaño, diretor da Ruta N, entre outros convidados de destaque.

 

Com grande emoção e destacando o trabalho do ICLEI na Colômbia, Perpétuo contou durante o evento que sentiu muita satisfação com a forma como a equipe se desenvolveu e cresceu na Colômbia, passando de uma colaboradora no início para os 12 atuais. “É gratificante saber que o ICLEI cresceu na Colômbia, não só em talento e capital humano, mas em capacidade e influência”, disse o secretário executivo.

 

Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI South America, durante seu discurso na cerimônia de abertura. Foto: ICLEI Colômbia

 

Por sua vez, Mónica Santa destacou que “o ICLEI Colômbia ainda é muito jovem, mas está crescendo dentro de uma organização forte e madura a nível mundial que tem trinta anos de trabalho pela sustentabilidade”. Em setembro deste ano, o ICLEI completará 31 anos de atuação no mundo todo e 10 anos na América do Sul.

 

Atuação na Colômbia

 

Os projetos em dez municípios associados à Rede ICLEI, vindos de sete departamentos colombianos, representam a estrutura perfeita para que o ímpeto do ICLEI na Colômbia seja cada vez mais forte. O ICLEI America do Sul teve um importante desempenho e crescimento no país nos últimos anos. Mesmo levando em consideração toda a contingência da pandemia da Covid-19, o desempenho da organização no contexto colombiano tem crescido, considerando a execução continuada dos projetos EcoLogistics, Urban-LEDS II, Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, Áreas Protegidas Locais e Cities with Nature.

 

A inauguração do escritório também contou com um espaço para o plantio de uma árvore de forma simbólica, que agora representa o crescimento das atividades do ICLEI na Colômbia. Todos os membros da equipe de trabalho contribuíram para o plantio dessa árvore, que hoje está plantada nas instalações da Ruta N.

 

É também o momento de destacar que as instalações da Ruta N em Medellín se destinam a empresas e organizações cujo carácter pode ser considerado “inovador”. O trabalho do ICLEI Colômbia se insere neste marco, portanto seu escritório tem um lugar adequado no Complexo da Ruta N. Isso foi reconhecido durante o evento por Iván Darío Castaño, diretor do complexo,“casa” do ICLEI na Colômbia.