Tópaga

Colômbia

Associado ao ICLEI desde 2018

 

Desde que ingressou no ICLEI, a cidade de Tópaga, na Colômbia, foi selecionada para a implantação dos projetos EcoLogística e Urban-LEDS II, além de ter se comprometido com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. No final de 2020, no workshop final do LEDS Lab, Tópaga se destacou como a cidade líder no projeto.

 

Tópaga também participou do treinamento do ICLEI sobre a elaboração de inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE), e apresentou um projeto de substituição de fornos a lenha no âmbito do Projeto de Ações Transformativas (TAP), com o Funcional de Mudanças Climáticas da Região Territorial (RFTCC).

 

 

Em setembro de 2021, no âmbito do projeto Urban Leds II, foi prestado apoio na organização da reunião presencial do Grupo Consultivo Nacional e na articulação da participação de representantes do mesmo: Delegação Européia, ONU-Habitat, GCoM Américas, Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Findeter, Chancelaria, Asocapitales, CDP, Manizales, Tópaga e Envigado.

 

 

Em 2021, Tópaga se comprometeu com a Race to Zero e, em outubro, participou do Evento: Cidades Colombianas na Race to Zero, realizado na sede da Embaixada Britânica na Colômbia.

 

 

No âmbito do LEDS Lab, em outubro de 2021, foram inaugurados o Projeto Piloto e o Centro Educacional na Instituição Educacional Carlos Julio Umaña. Foi prestado apoio na organização e coordenação com os convidados, o que incluiu o Governador de Boyacá e representantes dos municípios vizinhos. Da mesma forma, em outubro, no âmbito do projeto Urban Leds II e em conjunto com o GCoM, foi realizado um evento internacional com foco nas questões de financiamento da ação climática local.

 

 

Tópaga também foi beneficiária da Estratégia Nacional do GCoM Colômbia 2021, especificamente através do produto de: Estrutura proposta para a Região Funcional Territorial de Mudança Climática no departamento de Boyacá, formada por 8 municípios da bacia média do rio Chicamocha (Tópaga, Gameza, Mongui, Mongua, Corrales, Busbanza, Floresta e Beteitiva).

 

 

Em 2022, Topaga participou da Capacitação em Mobilidade Urbana Sustentável do ICLEI e do Race to Zero Skillshare, que visa permitir que todas as cidades colombianas que aderiram à campanha Race to Zero apresentem seus planos de implementação, fornecendo uma meta estratégica de descarbonização a longo prazo e um meio de medir o progresso no cumprimento de suas metas dentro de 12 meses de seu compromisso.

 

 

O aniversário da Topaga é comemorado em 6 de março.