ICLEI América do Sul lança plataforma de desenvolvimento circular

Plataforma vai auxiliar municípios na transição dos sistemas lineares tradicionais para os sistemas circulares e sustentáveis

19 de mar de 2022

Alinhado à agenda de sustentabilidade e aos compromissos globais para minimizar os efeitos das mudanças climáticas, o ICLEI América do Sul lançou nesta terça-feira, 15/03, a Plataforma de Desenvolvimento Circular. A iniciativa foi apresentada durante a Reunião do Conselho Executivo Regional para América do Sul do ICLEI (RexCom), por ocasião do I Encontro Nacional do ICLEI Brasil, que ocorre entre hoje (16) e 18 de março no Recife.

 

 

O objetivo da plataforma é impulsionar uma agenda imediata com ações efetivas na transição dos sistemas lineares tradicionais para os sistemas circulares e sustentáveis. A iniciativa será realizada em conjunto com governos locais, sociedade civil, academia e setor privado, com foco na redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e na consolidação das soluções baseadas na natureza (SBN) nos espaços urbanos. 

 

 

A plataforma terá como prioridades, neste momento, as ações nas áreas de resíduos sólidos, inovação pela sustentabilidade (integrado pelo Laboratório de cidades circulares e o ICLEI Innovation) e os sistemas alimentares circulares,  que conta com uma  sub-rede e a colisão Internacional de Sistemas Alimentares que será detalhada proximamente. 

 

 

Entre as ações propostas para a plataforma, o ICLEI América do Sul, em conjunto com seus parceiros, buscará promover ações de advocacy, cooperação técnica, capacitações, desenvolvimento de ferramentas e planos de ação para melhorar a qualidade de vida e a governança nas cidades a médio e longo prazos.

 

 

Acesse aqui as notícias, oportunidades e ações da Plataforma de Desenvolvimento Circular. 

 

 

 

 

Pindamonhangaba é selecionada para o Laboratório Cidades Circulares 2.0

 

Também durante o RexCom, o ICLEI América do Sul divulgou o nome do município selecionado para o projeto Laboratório Cidades Circulares 2.0, conforme Edital.  Entre as cinco cidades que participaram da chamada, Pindamonhangaba (SP) foi a cidade selecionada.

 

 

O laboratório tem como objetivo principal testar a ferramenta online, e permite  que o município selecionado identifique e priorize oportunidades circulares para o seu território, com base em dados socioeconômicos e recursos disponíveis. 

 

 

A coordenadora de Desenvolvimento Circular do ICLEI América do Sul, Elizabeth Moura, destacou que as cidades que não foram selecionadas neste Edital e as que não puderam se candidatar a tempo terão outras oportunidades de participar de projetos relacionados à Plataforma de Desenvolvimento Circular. “Além disso, ao longo do ano, serão enviados formulários para consultas de ações das cidades visando à inserção de exemplos na Plataforma.” 

 

 

Mais parcerias

 

Cidades com até 1 milhão de habitantes, que estejam comprometidas e engajadas com o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas aos sistemas alimentares, têm até as 23h59 do dia 31 de março para se candidatar para o para o projeto “Diálogos Multissetoriais sobre Sistemas Alimentares Urbanos no Sul Global (África e América Latina)”. Durante a Reunião do RexCom, o representante da FAO, Rafael Zavala, destacou que este convênio firmado com o ICLEI, no marco da Cúpula Mundial de Sistemas Alimentares, tem como objetivo “gerar sistemas alimentares sustentáveis – circulares, justos e resilientes”. Ao destacar a importância da parceria com o ICLEI, disse que o sucesso da iniciativa está vinculada às parcerias locais. 

 

 

Ao ressaltar o papel determinante dos governos locais como agentes de mudança, a Diretora do Instituto Comida do Amanhã, Juliana Tângari, disse que junto com o ICLEI e outros parceiros, o Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) pensa os sistemas alimentares como um potente fator de transformação da agenda climática. “E o elo com as cidades é esse motor de transformação”, afirmou. 

 

 

Ao destacar parceria firmada com o ICLEI por meio do programa Alimentação Consciente, Cristina Mendonça, Diretora Executiva da Mercy For Animals Brasil – uma das maiores organizações sem fins lucrativos do mundo dedicada ao fim da exploração animal em fazendas industriais – disse que esta transformação é promovida através da construção de um sistema alimentar justo e sustentável. “E um sistema alimentar justo e sustentável é o que está no cerne dos cinco caminhos de desenvolvimento promovidos pelo ICLEI – de baixo carbono, baseado na natureza, circular, resiliente, e equitativo e centrado nas pessoas.”

Tags: