I Encontro Nacional do ICLEI Brasil tem programação divulgada

O Encontro ocorre entre 16 e 18 de março, no Recife, e de forma simultânea ao XXIV Encontro Nacional do CB27, Reunião do RexCom do ICLEI e CIRSOL

08 de mar de 2022

Com o tema Desenvolvimento Circular: Implementação e Desafios, o I Encontro Nacional do ICLEI Brasil terá intensa programação ligada às agendas globais de sustentabilidade e enfrentamento à crise climática. Entre 16 a 18 de março, governos subnacionais, especialistas, academia, setor privado e sociedade civil compartilharão, no Recife, de debates e mesas redondas, visitas técnicas, estudos de caso de sucesso e momentos para networking.

 

O I Encontro Nacional do ICLEI Brasil se soma à realização de importantes eventos que acontecerão de forma simultânea: a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos do Recife e Pernambuco (CIRSOL); o XXIV Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27); e a Reunião do Conselho Executivo Regional para América do Sul do ICLEI (RexCom).

 

A inscrição para os eventos gratuitos e simultâneos deve ser feita clicando aqui.

 

Destaques da Programação do I Encontro Nacional do ICLEI Brasil:

 

Dia 16/03


– Abertura:
ocorrerá junto com a abertura da Cirsol, das 9h às 12h, no Centro Cultural Cais do Sertão (Av. Alfredo Lisboa, 11).

 

– Bases para a Ação Climática na Amazônia Legal Brasileira: das 14h às 15h15, no Centro de Artesanato de Pernambuco (Praça do Marco Zero, Armazém 11). A Sessão é conjunta com o XXIV Encontro Nacional do CB27.

 

– Resiliência e adaptação nas cidades da América Latina – o caso do Recife: das 15h45 às 18h, a sessão abordará o papel do setor privado na construção de estratégias locais de resiliência. Na oportunidade, haverá cerimônia em homenagem à Recife, cidade Nó de Resiliência, com apresentação do Plano de Adaptação Setorial do município, assinatura da Carta de Intenções ao projeto ProUrbano e kickoff do projeto Urban Infrastructure Insurance Facility (UIIF). A sessão conjunta com o XXIV Encontro Nacional do CB27 ocorre no Centro de Artesanato de Pernambuco (Praça do Marco Zero, Armazém 11).

 

 

Dia 17/03

 

– Neutralidade de carbono na América Latina – o caso de Pernambuco 50: das 9h às 12h, sessão conjunta com Cirsol e XXIV Encontro Nacional do CB27 abordará as experiências dos governos estaduais e municipais na mitigação de gases do efeito estufa (GEE) e contará com momento de assinatura de Carta de Intenções de Pernambuco. Sessão será no Centro de Artesanato de Pernambuco (Praça do Marco Zero, Armazém 11).

 

– Marcos Globais de Biodiversidade e Áreas Protegidas Locais: sessão ocorrerá das 14h às 16, em conjunto com o XXIV Encontro Nacional do CB27, no Centro de Artesanato de Pernambuco (Praça do Marco Zero, Armazém 11), com destaque para apresentação do Projeto Áreas Protegidas Locais (APL) e a experiência dos governos subnacionais na conservação da biodiversidade.

 

– Treinamento – Observatório de Inovação da Cidades Sustentáveis: das 17h às 19h, com workshop sobre como municípios podem se apropriar das estimativas do SEEG Municípios para iniciar a implementação da agenda climática local, no Centro Cultural Cais do Sertão (Av. Alfredo Lisboa, 11).

 

 

Dia 18/03

 

– Visitas Técnicas: das 9h às 11h, vista ao Porto de Suape – Complexo Industrial Portuário (Porto de Suape, Km 10, Rodovia PE-60, s/n, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca/PE), com inauguração da Estação de Monitoramento do Ar, e lançamento da Estação Suape de Sustentabilidade da UFRPE e do projeto Compliance Climático de Suape e região estratégica, em parceria com o ICLEI.

 

Confira a Nota Conceitual e a Programação Completa aqui.

 

 

 

 

Parceiros

 

O I Encontro Nacional do ICLEI Brasil é uma realização do ICLEI América do Sul, do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e da Prefeitura do Recife, com correalização da Fundação Konrad Adenauer (KAS), do CB27 e da Cirsol.

 

Conta ainda o patrocínio da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2022, conforme Edital 01/2022, bem como da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus e da empresa Novo Olhar Sustentabilidade, que irá calcular as emissões de Gases de Efeito Estufa do I Encontro Nacional do ICLEI Brasil, compensar por meio de plantio de nativas da Mata Atlântica, monitorar o desenvolvimento das mudas e emitir Cerificação Evento CO2 Free.

 

O Encontro conta ainda com o apoio institucional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a EnergiaMaking Cities Resilient 2030 (MCR2030), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Race to Zero e Race to Resilience.

 

Para saber mais sobre os eventos simultâneos, clique aqui.

Para participar dos encontros simultâneos, é obrigatório o uso de máscara e a apresentação da carteira de vacinação da COVID-19.

 

Tags: