Recife sedia I Encontro Nacional do ICLEI Brasil – Desenvolvimento Circular: Implementação e Desafios

O Encontro ocorre entre 16 e 18 de março e de forma simultânea ao XXIV Encontro Nacional do CB27, Reunião do RexCom do ICLEI e CIRSOL

25 de fev de 2022

A cidade do Recife será palco de uma série de debates ligados às agendas globais de sustentabilidade e enfrentamento à crise climática. Entre 16 e 18 de março, o ICLEI América do Sul, o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura do Recife realizam o “I Encontro Nacional do ICLEI Brasil – Desenvolvimento Circular: Implementação e Desafios”. O evento, que ocorrerá no Centro de Artesanato de Pernambuco (Av. Alfredo Lisboa, s/nº), reunirá governos subnacionais, especialistas, academia, setor privado e sociedade civil e terá como tema central o desenvolvimento circular e experiências de gestão sustentável dos resíduos sólidos.

 

 

O I Encontro Nacional do ICLEI Brasil se soma à realização de importantes eventos que acontecerão de forma simultânea: a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos do Recife e Pernambuco (CIRSOL); o XXIV Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27); e a Reunião do Conselho Executivo Regional para América do Sul do ICLEI (RexCom).

 

 

Parceiros


O I Encontro Nacional do ICLEI Brasil é uma realização do ICLEI América do Sul, do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e da Prefeitura do Recife, com correalização da Fundação Konrad Adenauer (KAS), do CB27 e da Cirsol

 

Conta ainda o patrocínio da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2022, conforme Edital 01/2022, bem como da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus e da empresa Novo Olhar Sustentabilidade, que irá calcular as emissões de Gases de Efeito Estufa do I Encontro Nacional do ICLEI Brasil, compensar por meio de plantio de nativas da Mata Atlântica, monitorar o desenvolvimento das mudas e emitir Cerificação Evento CO2 Free.

 

O Encontro conta ainda com o apoio institucional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Race to Zero e Race to Resilience.

 


Mais sobre os eventos simultâneos:

 

– I Encontro Nacional do ICLEI Brasil: a Abertura ocorrerá no dia 16 de março e terá como objetivo promover a reflexão e o diálogo sobre a implementação de medidas rumo aos 5 caminhos estratégicos do ICLEI: desenvolvimento de baixo em carbono; baseado na natureza; circular; resiliente; e equitativo e centrado nas pessoas. Marcado como o ano de ambição, 2021 contou com o lançamento de diversos compromissos internacionais e nacionais como Race To Zero, Aliança pela Ação Climática (ACA Brasil), Declaração de Edimburgo e Pacto Climático de Glasgow, proposto durante a COP26. Em 2022, governos locais e regionais são chamados a colocar em prática os compromissos assumidos. A abertura do I Encontro Nacional do ICLEI Brasil contará com a participação de representantes de governos locais e regionais que se comprometeram com tais compromissos internacionais e buscam avançar no caminho do desenvolvimento justo e centrado nas pessoas.

 

 

Confira aqui a Nota Conceitual e a Programação do I Encontro Nacional do ICLEI Brasil, que inclui debates e mesas redondas, visitas técnicas, estudos de caso de sucesso e momentos para networking entre os participantes.

 

 

 

– Reunião do Conselho Executivo Regional para América do Sul do ICLEI (RexCom): o ICLEI tem uma estrutura de governança democrática que promove a participação de seus associados nos processos de tomada de decisão e no desenho de estratégias da organização. O Comitê Executivo Regional (RexCom) representa os associados do ICLEI América do Sul nas instâncias regionais e globais da organização e frente a parceiros externos. Seus representantes servem como porta-vozes para os associados da região poderem expor suas considerações nos processos de tomada de decisão referentes aos caminhos e estratégias que serão adotados. Neste sentido, anualmente, os representantes do RexCom se reúnem para deliberar sobre as estratégias de inserção da Rede na América do Sul. Em 2022, o encontro ocorre no dia 15 de março. O RexCom é composto, em seu mandato 2021-2024, pelos seguintes membros:

 

  • Geraldo Júlio, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco (Brasil), Presidente do Comitê Executivo Regional e Enviado Especial do ICLEI para a América Latina;
  • João Henrique Campos, Prefeito do Recife (Brasil);
  • Ary José Vanazzi, Prefeito de São Leopoldo (Brasil);
  • Juan David Palacio Cardona, Diretor da Área Metropolitana do Vale do Aburrá (Colômbia);
  • Raúl Emilio Jatón, Prefeito de Santa Fé (Argentina).

 

 

 

– XXIV Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27): reúne os Secretários e Secretárias das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas Prefeituras das 26 capitais brasileiras e do governo do Distrito Federal. Tem como objetivo fortalecer a ação coordenada das Secretarias de Meio Ambiente, promover o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e o avanço em agendas ambientais de vanguarda. Este diálogo intermunicipal é estabelecido por meio de Encontros Nacionais e Regionais, realizados periodicamente e recepcionados pelas capitais. O “XXIV Encontro Nacional do Fórum CB27 – Desenvolvimento Circular: Implementação e Desafios” será sediado por Recife, entre os dias 16 e 18 de março, e abordará como tema central a agenda de resíduos sólidos nas capitais brasileiras. Nesse sentido, o Encontro prevê a realização de painéis de apresentação de boas práticas, visitas técnicas e sessões de networking, para promover a reflexão sobre como incluir de forma mais eficaz e efetiva a pauta de resíduos sólidos na formulação e implementação de políticas públicas municipais, garantindo assim resultados de impacto positivo. Além disso, durante o Encontro, os membros do Fórum CB27 irão eleger os novos membros da governança do CB27 em 2022, formada pela Coordenação Nacional e Coordenações Regionais.

 

 

🌐 Saiba mais sobre o CB27 aqui.

 

 

 

– I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL): ocorrerá entre os dias 16 e 18 de março e reunirá a sociedade civil, a comunidade acadêmica e científica e gestores públicos. A CIRSOL tem como seus principais objetivos: estimular o diálogo entre o poder público, privado, academia, sociedade civil e organismos internacionais; aumentar a consciência em relação a geração e o manejo de resíduos e seus impactos na mudança do clima; criar mecanismos e ações concretas para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos da NDC brasileira, da Agenda 2030 e das metas do Acordo de Paris e desenvolver um modelo de governança capaz de abarcar estratégias de gestão integrada de resíduos sólidos, de forma multissetorial. Durante a Conferência, estão previstos debates e entrevistas, mesas de conhecimento, oficinas, visitas técnicas e atividades de educação ambiental. O Encontro pretende entregar uma declaração que será levada aos governos nacionais e organizações internacionais no contexto dos encontros organizados pelas redes de cidades e pelas Nações Unidas com os principais desafios das cidades brasileiras, seus principais compromissos assumidos e perspectivas de ações rumo à sustentabilidade.

 

 

🌐 Saiba mais sobre a Cirsol aqui

 

 

 

Sobre o ICLEI 

 

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 125 países, o ICLEI influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A Rede trabalha junto aos seus associados, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana. Na América do Sul, o ICLEI conecta quase 100 governos associados em oito países a este movimento global. Destes, 70 governos locais e regionais associados estão localizados no Brasil.

 

Para participar dos encontros simultâneos, é obrigatório o uso de máscara e a apresentação da carteira de vacinação da COVID-19.


Voltar
Compartilhe