ICLEI lança Edital de seleção de município para projeto “Laboratório Cidades Circulares 2.0”

Prazo para inscrição de cidades com até 500 mil habitantes termina 11 de março.

25 de fev de 2022

O projeto Laboratório Cidades Circulares 2.0”, que começa em março e vai até maio, tem como objetivo identificar e priorizar as oportunidades de desenvolvimento circular no município. O prazo para a inscrição começa nesta sexta-feira (25/02) e segue até as 23h59 do dia 11 de março. Podem participar do Edital cidades com até 500 mil habitantes associadas ao ICLEI e que estejam com a anuidade em dia. 

 

 

Apenas um município será escolhido e terá acesso a uma ferramenta online, que se baseia em dados socioeconômicos e nos recursos disponíveis naquela região, munindo a cidade selecionada com soluções práticas na transição para implementação de ações que fomentem a economia circular. Para isso, a cidade vai participar de um processo de mapeamento de ações, desafios e oportunidades que darão suporte ao teste da metodologia para aprimorar a ferramenta que será desenvolvida e adaptada para o contexto sul-americano. 

 

 

Para garantir que a ferramenta possa ser adaptada aos diferentes contextos e necessidades regionais, especialistas do ICLEI testaram o modelo em 10 cidades-piloto de três regiões do mundo. A análise forneceu uma visão geral de como e quanto dos recursos são consumidos e desperdiçados, e em quais setores as intervenções podem ser feitas. 

 

 

O projeto é financiado pela Fundação MAVA e implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Circle Economy, Metabolic e Fundação Ellen MacArthur e está baseado no protótipo da ferramenta Circle City Scan.

 

 

Entre os critérios de seleção estão o engajamento do município com políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento circular (que tem como característica a utilização racional dos recursos naturais e renováveis, respeitando o ciclo da sustentabilidade e da resiliência) e o comprometimento com a participação nas atividades do Laboratório Cidades Circulares 2.0, por meio de Carta de Adesão de adesão assinada pelo/a Prefeito/a. 

 

 

🌐 Clique aqui para acessar o Edital completo.