Edital do LUPPA irá apoiar governos locais na construção de políticas públicas para sistemas alimentares urbanos

Instituto Comida do Amanhã e ICLEI América do Sul buscam apoiar governos locais a fortalecer ações de desenvolvimento de sistemas alimentares urbanos sustentáveis

19 de ago de 2021

Horta urbana no Brasil. Crédito: Liliane Bello.

No contexto global, um dos grandes desafios para as cidades, especialmente as mais urbanizadas, é garantir sistemas alimentares sustentáveis e uma dieta saudável a todos os seus habitantes. Esses desafios foram agravados no contexto da pandemia de Covid-19, que expôs de maneira ainda mais clara a importância de  garantir a resiliência de toda a cadeia alimentar  nas cidades brasileiras. 

 

Mais de 50% da população apresenta algum grau de insegurança alimentar e 9% está passando fome. Ainda, a insegurança nutricional, causada pela falta de consumo regular de alimentos saudáveis, induz ao aumento da obesidade e de todas as formas de má nutrição a longo prazo, gerando um custo enorme de saúde pública, com mais de 1⁄4 da população adulta obesa. 

 

Os dados aparecem no site do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), uma plataforma colaborativa voltada para governos municipais, que tem como objetivo garantir sistemas alimentares sustentáveis a todos e todas. Criado pelo Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o ICLEI América do Sul, a iniciativa irá selecionar e apoiar as cidades participantes para que desenvolvam e aperfeiçoem sua rota em busca da construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Este processo se dará por meio de debates e workshops sobre os desafios, experiências e dificuldades dos municípios nesta temática. 

 

 

Lançamento do 1º edital para cidades e parceiros

 

Com o intuito de trazer as cidades para o centro da discussão sobre o direito à alimentação e ressaltar a importância de construir sistemas alimentares municipais sustentáveis, foi realizado na última quarta-feira (18) um evento online para marcar o lançamento do edital. 

 

O evento contou com a presença de atores relevantes e gestores(as) municipais de diversas regiões do país. 

 

O projeto é direcionado tanto para cidades, a partir da inscrição no edital de cidades, ou para  governos locais e instituições que queiram integrar a iniciativa como parceiros com o objetivo de oferecer apoio operacional e institucional para a estruturação de políticas públicas alimentares das cidades selecionadas. 

 

 

Quem pode participar: 

 

—> Participarão desse primeiro LAB as cidades brasileiras de até 1,5 milhões de habitantes que se comprometerem em avançar com o desenvolvimento das políticas públicas relacionadas aos sistemas alimentares. Serão garantidas a diversidade territorial para contar com cidades de todas as regiões brasileiras. 40% das vagas serão destinadas às cidades da Amazônia Legal.  

 

—> O LUPPA é feito para cidades: tanto para as prefeituras municipais, quanto para a sociedade civil organizada no âmbito municipal. 

 

—> O LUPPA é apartidário; não é financiado ou promovido por nenhum governo ou partido político. A participação no LUPPA é gratuita. O LUPPA é custeado pelos apoiadores Instituto Clima e Sociedade e Instituto Ibirapitanga.   

 

“Nós precisamos entender que a alimentação é um assunto urgente para as cidades e para os governos locais”, comentou Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI América do Sul, na abertura do evento. “As ideias que serão compartilhadas durante as sessões do LUPPA dão luz às ações de boas práticas que já são praticadas por algumas cidades aqui no Brasil e possibilitam a escalabilidade e replicação desses modelos.” 

 

Juliana Tângari, diretora do Instituto Comida do Amanhã, também celebrou o lançamento da iniciativa. “O LUPPA surgiu para ser uma plataforma de encontros entre as cidades, um local onde elas podem se apoiar mutuamente e criar um ambiente de inovação, troca e planejamento para as políticas públicas de sistemas alimentares”, ressaltou. 

 

 

Por que é importante a atuação em nível local?

 

O evento de lançamento também contou com as experiências das cidades de Curitiba e Belo Horizonte, associadas ao ICLEI América do Sul. 

 

Felipe Thiago de Jesus, diretor da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, compartilhou as experiências da cidade. “Há muitas barreiras e desafios, mas com a troca de experiências que o LUPPA irá proporcionar, podemos ampliar a visão do município e dos gestores em outras pastas que estão ligadas à alimentação”, destacou.

 

Além de compartilhar a experiência da cidade, a subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Darklane Rodrigues Dias, apresentou como  histórico da Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, que este ano completa 28 anos de existência, pode trazer exemplos positivos e inspiradores para outras cidades. 

Confira aqui o vídeo do lançamento do edital na íntegra

 

 

Programação

 

A 1ª edição do LUPPA terá atividades entre o segundo semestre de 2021 e fevereiro de 2022, seguidas de encontros virtuais para o engajamento da rede. 

 

O LUPPA WEB é a primeira atividade programada, que já realizou o primeiro encontro virtual e conta com mais quatro webinars abertos ao público geral com o intuito de abordar os principais temas e desafios contemporâneos para a formação dos sistemas alimentares urbanos. 

 

O LUPPA LAB terá início em novembro de 2021, no qual participarão cidades brasileiras com população de até 1 milhão e 500 mil habitantes ao longo de 1 ano. Além dos gestores públicos das cidades, também serão convidados representantes da sociedade civil organizada. Ainda no 1º trimestre de 2022 serão divulgados os resultados do 1º LAB e definido o cronograma de 2022.

 

Saiba mais em: luppa.comidadoamanha.org