5 caminhos para a mudança urbana sistêmica

Das mudanças climáticas à urbanização, a taxa e a escala da transformação global são sem precedentes. Estes impactos estão alterando a “feição” da vida cotidiana e representam risco substancial para comunidades e sistemas naturais.

21 de jun de 2018

Reprodução

Das mudanças climáticas à urbanização, a taxa e a escala da transformação global são sem precedentes. Estes impactos estão alterando a “feição” da vida cotidiana e representam risco substancial para comunidades e sistemas naturais.

 

O desenvolvimento urbano sustentável terá um papel decisivo no desenvolvimento global. Conforme as cidades crescem e mudam, também aumentam as demandas por infraestrutura social, sistemas econômicos e por recursos naturais. É essencial que reorientemos fundamentalmente os padrões da vida cotidiana, nosso ambiente construído e os sistemas naturais dentro e ao redor das cidades em todo o mundo. O sucesso e a escala da transformação urbana determinarão se cumpriremos as metas estabelecidas na agenda global de desenvolvimento sustentável.

 

Então, como fazemos isso acontecer?

 

Os 5 caminhos estratégicos do ICLEI

 

O ICLEI desenhou cinco caminhos estratégicos para o desenvolvimento que permitem aos governos locais e regionais implementarem mudanças de forma integral em sistemas urbanos:

 

Desenvolvimento de baixa emissão para conter a mudança climática, criar novas oportunidades econômicas e melhorar a saúde das pessoas e dos sistemas naturais.

 

Desenvolvimento baseado na natureza para proteger e melhorar a biodiversidade e os ecossistemas dentro e nos arredores de nossas cidades, que sustentam os aspectos essenciais das economias locais e do bem-estar e a resiliência das nossas comunidades.

 

Desenvolvimento circular e novos modelos de produção e de consumo para construir sociedades sustentáveis, que utilizem recursos recicláveis, compartilháveis e regenerativos, para acabar com o modelo linear de produção, consumo e descarte e para atender às necessidades materiais e de desenvolvimento de uma população mundial crescente.

 

Desenvolvimento resiliente para antecipar, impedir, absorver e recuperar dos choques e tensões, particularmente aqueles que geram rápidas mudanças ambientais, tecnológicas, sociais e demográficas, e para melhorar estruturas básicas de resposta.

 

Desenvolvimento equitativo e centrado nas pessoas para construir comunidades urbanas mais habitáveis e inclusivas e para enfrentar a pobreza.

 

Esses caminhos criam interações dinâmicas dentro e através dos sistemas urbanos. Eles oferecem uma maneira de projetar soluções holísticas e integradas.

 

Mas o que significa isso, concretamente?

 

Os 5 caminhos e a mudança sistêmica

 



Em sua essência, as cinco vias são projetadas para criar pontos de conexão.
Os caminhos oferecem uma estrutura para olhar os vários sistemas dentro de uma cidade, da ecologia, à economia ao trânsito, observando como eles interagem. Isto requer investimento dos atores em diferentes departamentos municipais e níveis de governo.

 

Qualquer projeto individual, parceria ou iniciativa do ICLEI pode ser orientado ao longo de um caminho específico, tal como o desenvolvimento resiliente. Ao longo do caminho, exploramos pontos de conexão com outras vias. Por exemplo, os especialistas do ICLEI analisam como alavancar edificações resilientes para maior equidade ou onde as soluções baseadas na natureza tornam uma comunidade mais resiliente. Orientando o trabalho desta maneira, o ICLEI conduz governos locais e regionais ao longo dos múltiplos caminhos simultaneamente. Os caminhos permitem que governos locais e regionais projetem intervenções e soluções que levam à mudança social, ecológica e econômica.

 

O efeito multiplicador rumo à mudança global

 

Como uma rede global, o ICLEI conecta governos locais e regionais ao redor de todo o mundo, facilitando a troca entre pares e a transferência do conhecimento. Isto amplia estratégias de desenvolvimento sustentável inovadoras, criando um efeito multiplicador para o avanço do desenvolvimento sustentável a nível global. Unindo-se para compartilhar e testar estratégias, soluções e metodologias, nossa rede provoca ações globais.

 

Em nossa era urbana, a transformação das cidades é chave para um mundo mais sustentável, o que requer a mudança sistêmica de forma integral.

 

Nós necessitamos reorientar os padrões da vida cotidiana, de nosso ambiente construído e dos sistemas naturais dentro e no entorno de nossas cidades por meio dos cinco caminhos interconectados do ICLEI.

 

 

Os escritórios do ICLEI desenham nossos projetos, parcerias e iniciativas para aproveitar o potencial das interconexões entre os 5 caminhos. Como uma rede, o ICLEI cria um efeito multiplicador e provoca a ação coletiva ao redor do mundo.

 

É assim que promovemos o avanço do desenvolvimento a nível global.

 

*Artigo adaptado com relação à versão original publicada em 19 de junho de 2018. Ler artigo completo na íntegra no CityTalk Blog