Recife

Brasil

Associado desde 2015

 

A cidade do Recife, capital de Pernambuco, está entre as 16 cidades mais vulneráveis aos efeitos da crise climática no mundo e aparece entre as protagonistas na busca por caminhos e soluções que dialoguem com a agenda global de sustentabilidade. Ao associar-se ao ICLEI em 2015, deu grandes passos para ser reconhecida como exemplo de compromisso com a pauta. Com agenda climática forte, trabalha em diversas frentes pelo desenvolvimento de políticas públicas locais que pautam o debate sobre a temática no Brasil. 

 

Em 2019, Recife publicou o decreto Nº 33.080 de Emergência Climática, reconhecendo os desafios impostos pela mudança do clima e se comprometendo a empenhar “esforços ambiciosos para realizar uma transição justa a fim de alcançar um futuro que neutralize as emissões de carbono até 2050”.

 

Além disso, participou de diversos eventos e projetos voltados para o tema da emergência climática e pelo desenvolvimento urbano sustentável. Em 2020, a cidade esteve representada em diversos espaços do fórum global Daring Cities, que reuniu líderes urbanos em discussões sobre a emergência climática. 

 

No final de 2020, a capital pernambucana publicou, em parceria com o ICLEI, importantes documentos climáticos: o primeiro Plano Local de Ação Climática e o terceiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, além de um relatório de insumos técnicos e modelos de financiamento para a preparação de projetos de eficiência energética e geração distribuída.

 

Já em 2021,  houve um trabalho conjunto no âmbito de projetos como o Urban LEDs II, Smart Grid e Centros Educativos, além da elaboração da Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas e do Plano Local de Ação Climática. Recife também participou dos “Diálogos Sustentáveis: Criação e Gestão de Unidades de Conservação”, entre outros atividades.

 

Em 2022, foi reconhecida pela iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 – MCR2030) como Nó de Resiliência e, junto com Pernambuco, sediou e realizou o I Encontro Nacional do ICLEI Brasil. Ainda em 2022, participou do XXV Encontro Nacional do CB27; integrou o projeto TUMI e esteve presente no Congresso Mundial do ICLEI, em Malmö (Suécia). Além disso, a cidade fez parte da 1° Edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA) e contou com a participação de representantes na capacitação ICLEI sobre Mobilidade Urbana Sustentável. Atualmente, o ICLEI, em parceria com WayCarbon, Prefeitura da Cidade do Recife e Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), desenvolve o Plano de Adaptação Setorial do Recife (PASR).

 

 

O aniversário de Recife é comemorado em 12 de Março.