Recife

Brasil

Associado desde 2015

 

A cidade do Recife, capital de Pernambuco, está entre as 16 cidades mais vulneráveis aos efeitos da crise climática no mundo e aparece entre as protagonistas na busca por caminhos e soluções que dialoguem com a agenda global de sustentabilidade. Ao associar-se ao ICLEI em 2015, deu grandes passos para ser reconhecida como exemplo de compromisso e de agenda climática forte pelo desenvolvimento de políticas públicas locais que pautam o debate sobre a temática no Brasil.

 

Em 2019, Recife publicou o decreto Nº 33.080 de Emergência Climática, reconhecendo os desafios impostos pela mudança do clima e se comprometendo a empenhar “esforços ambiciosos para realizar uma transição justa a fim de alcançar um futuro que neutralize as emissões de carbono até 2050”. 

 

Além disso, participou de diversos eventos e projetos voltados para o tema da emergência climática e por um desenvolvimento urbano sustentável. Em 2020, a cidade esteve representada em diversos espaços do fórum global Daring Cities, que reuniu líderes urbanos em discussões sobre a emergência climática. 

 

No final de 2020, a capital pernambucana publicou, em parceria com o ICLEI, importantes documentos climáticos: o primeiro Plano Local de Ação Climática e o terceiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, além de um relatório de insumos técnicos e modelos de financiamento para a preparação de projetos de eficiência energética e geração distribuída.