Porto Alegre

Brasil

Associado ao ICLEI desde 1997

 

A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul assouciou-se ao ICLEI em 1997, fez progressos ao ser escolhida para fazer parte de projetos como o Urban-LEDS I, que resultou no primeiro Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) do município. 

 

Porto Alegre já participou de eventos importantes relacionados à agenda climática: COP23, em Bonn, na Alemanha; Congresso Mundial ICLEI 2018, em Montréal, no Canadá; COP25, em Madri, na Espanha. Além disso, a cidade foi eleita para ser Membro Consultivo do Comitê Executivo Regional (RexCom 2018-2021) e se comprometeu com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.

 

Em 2021 participou do projeto Action Fund que, durante o ano possibilitou a implementação de painéis fotovoltaicos e biodigestores em duas escolas da rede pública municipal no Morro da Cruz. A cidade enviou representantes na delegação do ICLEI na COP 26, participando no evento “Financing infrastructure for climate-resilient development, circular economies and industrial  innovation” e na recepção oferecida aos governos locais pela Prefeitura de Glasgow em parceria com o ICLEI, entre outras atividades. 

 

Ainda em 2021, Porto Alegre foi selecionada para participar do Laboratório Urbano de Políticas Alimentares (LUPPA), aderiu à Aliança pela Ação Climática (ACA Brasil), participou de encontros do CB27, da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, do Innovate4Cities, do Urban LEDs II, do Diálogo Independiente sobre Sistemas Alimentarios en las Ciudades Latinoamericanas, de entrevista para o projeto Pro Urbano, do Banco de Desenvolvimento do Estado da República Federal da Alemanha (KfW), e concluiu seu Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa, com série histórica de 2016 a 2019.

 

O aniversário de Porto Alegre é comemorado em 26 de Março.