Porto Alegre

Brasil

Associado ao ICLEI desde 1997

 

A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, associou-se ao ICLEI em 1997 e, desde então, vem avançando na agenda do desenvolvimento urbano sustentável.

 

Ao ser escolhida para fazer parte do projeto Urban-LEDS I, avançou para a elaboração do seu primeiro Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), entregue em 2016. Em seguida, participou do Urban LEDs II.

 

Porto Alegre já participou de diversos eventos relacionados à agenda climática. Entre eles, a COP23, em Bonn, na Alemanha; Congresso Mundial do ICLEI 2018, em Montréal; COP25, em Madri; COP26, em Glasgow; Congresso Mundial do ICLEI 2022, em Malmö; e I Encontro Nacional ICLEI Brasil e I Encontro Regional ICLEI Sul, em 2022. Entre 208 e 2021, a cidade foi membro do Comitê Executivo Regional do ICLEI América do Sul (RexCom) e se comprometeu com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e com a Aliança pela Ação Climática (ACA Brasil).

 

Entre 2020 e junho de 2022, foi selecionada para participar do projeto Action Fund Brazil. Por meio desta iniciativa, organizações da sociedade civil implementaram dois projetos climáticos, no valor total de cerca de R$ 1,2 milhão a fundo perdido, com legado positivo para a cidade. 

 

Em 2021, foi selecionada para participar do Laboratório Urbano de Políticas Alimentares (LUPPA) e concluiu seu segundo Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa, com série histórica de 2016 a 2019. Em 2022, aderiu ao projeto ProUrbano – Seguro de Infraestrutura Urbana (Urban Infrastructure Insurance Facility- UIIF), implementado pelo ICLEI e financiado pelo governo alemão, por meio do KfW – Banco de Desenvolvimento em nome do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ sigla em alemão). 

 

O aniversário de Porto Alegre é comemorado em 26 de Março.