Porto Alegre

Brasil

Associado ao ICLEI desde 1997

 

A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, tornou-se membro do ICLEI em 1997 e desde então tem se destacado na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

 

Sob o programa Urban-LEDS I, Porto Alegre deu passos significativos, culminando na elaboração do seu primeiro Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), entregue em 2016. Em seguida, a cidade participou do Urban LEDs II.

 

Porto Alegre tem marcado presença em diversos eventos de relevância global relacionados à agenda climática. Isso inclui sua participação na COP23 em Bonn, Alemanha, no Congresso Mundial do ICLEI em 2018 em Montréal, na COP25 em Madri, na COP26 em Glasgow, no Congresso Mundial do ICLEI em 2022 em Malmö, e no I Encontro Nacional ICLEI Brasil e I Encontro Regional ICLEI Sul em 2022. De 2018 a 2021, a cidade fez parte do Comitê Executivo Regional do ICLEI América do Sul (RexCom) e se comprometeu com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, bem como com a Aliança pela Ação Climática (ACA Brasil).

 

No período de 2020 a junho de 2022, Porto Alegre foi selecionada para participar do projeto Action Fund Brazil. Através dessa iniciativa, organizações da sociedade civil implementaram dois projetos climáticos, totalizando cerca de R$ 1,2 milhão em investimentos com resultados positivos para a cidade.

 

Em 2021, a cidade foi escolhida para participar do Laboratório Urbano de Políticas Alimentares (LUPPA) e concluiu seu segundo Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa, abrangendo o período de 2016 a 2019. Em 2022, Porto Alegre aderiu ao projeto ProUrbano – Seguro de Infraestrutura Urbana (Urban Infrastructure Insurance Facility- UIIF), implementado pelo ICLEI e financiado pelo governo alemão através do KfW – Banco de Desenvolvimento em nome do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ, sigla em alemão).

 

Em 2023, a cidade foi anfitriã do 2° Encontro Regional ICLEI Sul, cujo tema central foi “Inovação Urbana pela Sustentabilidade”. O evento teve como objetivo destacar as ações locais e regionais relacionadas a essas temáticas. O encontro reuniu governos locais associados ao ICLEI, bem como seus parceiros da academia, setor privado e sociedade civil, juntamente com outros interessados no desenvolvimento urbano sustentável. O evento serviu como espaço para apresentar e discutir a implementação das principais agendas globais de desenvolvimento e a contribuição dos governos subnacionais brasileiros no combate à emergência climática.

 

O aniversário da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, é celebrado em 26 de março.