ICLEI Innovation lança edital para terceira rodada de aceleração de startups

A segunda edição em Porto Alegre tem como tema “Soluções Baseadas na Natureza para a construção de cidades resilientes”

15 de ago de 2024

Premiação das startups no evento do Demoday durante a 2ª Rodada do ICLEI Innovation em 2023

O ICLEI América do Sul e a Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Gabinete da Inovação, lançam edital para a II Edição do Programa de Aceleração ICLEI Innovation em Porto Alegre nesta quinta-feira (15/08), que representa a terceira rodada do programa. O tema da edição é “Soluções Baseadas na Natureza para a construção de cidades resilientes”, com o objetivo de selecionar até 10 startups baseadas em qualquer região do Brasil no segmento de Soluções Baseadas na Natureza (SbNs) aplicadas ao ambiente urbano como ferramenta para promover inovação para a recuperação e maior resiliência de cidades. As inscrições serão encerradas em 15/09 e o edital está disponível na página do ICLEI.

 

“Porto Alegre é uma das cidades que mais avançou na perspectiva de integração das agendas de inovação e sustentabilidade. Possui uma governança inovadora, com o Pacto Alegre, e recebe um dos maiores eventos de inovação da América do Sul, o WebSummit. Agora, por meio do ICLEI Innovation, vai impulsionar as soluções baseadas na natureza para melhorar a resiliência da cidade”, declara Rodrigo Perpétuo, idealizador do programa e Secretário Executivo do ICLEI América do Sul.

 

Esta é a segunda rodada realizada em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. O Secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, destacou que a continuidade da parceria com o ICLEI vem do sucesso da primeira rodada, realizada em 2023 com o apoio da Foodtech Alliance e que teve como foco a inovação em sistemas alimentares. “Tivemos resultados muito interessantes. Inclusive, uma das startups participantes hoje está realizando Prova de Conceito de uma solução de compostagem para a PMPA no âmbito do Living Lab Poa e do Programa de Logística Sustentável do município.” 

Ao destacar que a rodada atual precisou ser postergada devido às enchentes enfrentadas pelo município, o Secretário disse que a expectativa com o programa é oportunizar que inovadores de todo o país apresentem soluções para adaptar os territórios aos desafios climáticos. “Estamos muito satisfeitos com a continuidade da parceria com o ICLEI para a prospecção de Soluções Baseadas na Natureza e biocompatíveis, pois acreditamos que as mesmas podem ter papel muito relevante na recuperação e adaptação das cidades gaúchas afetadas pelos eventos climáticos. Ao longo do programa, com apoio de diversas instituições do ecossistema local e internacional de inovação, buscaremos ajudar os inovadores a aperfeiçoarem suas soluções e entender como as mesmas podem ser incorporadas pelo poder público, auxiliando cidades a se tornarem mais resilientes.”

 

Chamada para parceiros e patrocinadores


O edital específico de chamada para parceiros e patrocinadores também está aberto até o dia 15/09 na página do ICLEI. Existem dois tipos de apoio: Parceria Institucional e Patrocinadores (Cota Básica, Cota Especial e Cota Premium). A Parceria Institucional tem como objetivo apoiar na divulgação da fase de inscrições da Chamada Nacional de Participantes da rodada e tem como contrapartida a divulgação da marca. Já as diferentes cotas incluem como contrapartida a divulgação da marca, a veiculação de vídeo institucional e distribuição de brindes durante o evento Demo Day, entre outros benefícios.

 

O programa de aceleração levará em consideração o conceito de SbNs proposto pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) como as ações que têm por finalidade “proteger, gerenciar de maneira sustentável e recuperar ecossistemas naturais ou modificados”. Além disso, a ideia do programa é mapear soluções sustentáveis, divulgar iniciativas, difundir boas práticas, estimular novos talentos através da educação formadora, desenhar políticas e programas de apoio, encontrar financiamento e parcerias, e apoiar na criação, desenvolvimento e expansão de negócios inovadores que atuem na temática das SbNs, que possam gerar renda, promover redução do impacto ambiental e/ou contribuir para a resiliência da infraestrutura urbana aos impactos do clima.

A Gerente do Projeto e Coordenadora de Engajamento desta rodada do programa, Cibele Carneiro, ressaltou que, apesar do caráter inovador que as SbNs possuem na ampliação da capacidade de resiliência e adaptação das cidades, ainda há poucas iniciativas implementadas nos territórios urbanos brasileiros. “A presente rodada do ICLEI Innovation se propõe a incentivar e escalar a adoção de soluções inovadoras para que a natureza se torne elemento central em processos de reconstrução de cidades atingidas por desastres, como Porto Alegre, contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável e para a resiliência.” 

 

O Programa de Aceleração apresenta as seguintes fases de desenvolvimento (com possibilidade de alteração das datas com aviso prévio):

 

  • A fase de inscrição terá duração de 15 de agosto até às 23h59 (Horário de Brasília) de 15 de setembro de 2024.
  • A fase de seleção terá duração de 16 a 22 de setembro de 2024.
  • O anúncio de até 10 startups selecionadas para a rodada ocorrerá até 23 de setembro de 2024.
  • A fase de aceleração terá duração de 5 (cinco) semanas, iniciando a partir do dia 30 de setembro de 2024 e finalizando até o dia 25 de outubro de 2024.
  • O “Demo Day” ocorrerá na última semana de novembro de 2024, possivelmente em 26 de novembro de 2024, em Porto Alegre. 

 

O evento “Demo Day” marca o encerramento da rodada e é o momento em que as startups demonstram seu progresso na jornada. Além disso, a comissão julgadora selecionará um participante e sua respectiva solução que será premiada pelo Programa ICLEI Innovation e terá a oportunidade de participar de eventos em 2025, como o IV Encontro Nacional do ICLEI Brasil, ampliando a visibilidade da sua solução inovadora, bem como ser conectado a financiadores. 

 

A terceira rodada do ICLEI Innovation tem como realizadores o ICLEI América do Sul e a Prefeitura de Porto Alegre. A organização Water Offsets faz parte da equipe de patrocínio, assim como a MRV, como patrocinadora anual. Para o programa de aceleração, serão preferencialmente selecionadas as soluções que demonstrem compromisso com o atendimento de um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Em caso de dúvidas sobre o processo, entre em contato com a equipe por meio do e-mail: innovation-sams@iclei.org 

Tags:


Voltar
Compartilhe